Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Kay Kyser: Grande talento sem nunca ter lido nota musical



Luís Alberto Alves/Hourpress

Kay Kyser não conseguiu ler uma nota de música e passou quase tanto tempo fazendo comédia como música no rádio. Mas, por mais de 15 anos, de 1933 até o final da década de 1940, ele foi um dos mais populares líderes de banda e personalidades da música na América, e deleitou dezenas de milhões de ouvintes.

Nascido em uma família de acadêmicos, Kyser deveria prosseguir uma carreira na lei, mas abandonou isso depois de assumir a banda do campus em sua faculdade de seu líder, Hal Kemp. Ele se tornou tão popular como uma personalidade que estava na estrada quando  se formou.

A fim de compensar a falta de treinamento musical, ele contratou o arranjador / compositor George Duning (mais tarde o autor de filmes para filmes como Picnic), formado pelo Conservatório de Música de Cincinnati.

Kyser e sua banda se tornaram conhecidas nacionalmente após uma série de transmissões de rádio do Miramar Hotel em Santa Monica - um grupo de truques, como ter o vocalista para cantar os títulos das músicas a serem realizadas, interrompendo um coro para o tema da banda, "Thinking of You", e anunciando o nome do cantor, fez seu grupo se destacar no rádio, e um noivado no restaurante Blackhawk em Chicago fez de Kyser uma estrela.

Seu programa de rádio, o Kollege of Musical Knowledge de Kay Kyser, funcionou por 11 anos, misturando perguntas de questionário com música swing, baladas e músicas de novidades; Kyser presidiu tudo vestido com um vestido acadêmico completo com o Mortarboard, apresentando uma personalidade do Southern e comic fácil.

Ele era tão popular que a RKO o inscreveu para uma série de filmes, começando com That's Right, You're Wrong, jogando a si mesmo. Ele fez um filme para a MGM em 1944, Swing Fever, que foi uma tentativa mal sucedida de converter Kyser em um molde Harold Lloyd.

O vocalista de Kyser durante grande parte do final dos anos 30 e início dos anos 40 foi Ginny Simms, que foi sucedida por Gloria Wood, Julie Conway, Trudy Erwin e Georgia Carroll ("There Goes That Song Again"), o último cantor e ex-formador John Robert Powers, modelo a quem Kyser se casou.

A outra personalidade destacada foi Merwyn Bogue, que era conhecida no ar como Ish Kabibble, que lidava com os números da novidade. Os sucessos de Kyser, para Brunswick durante a maior parte da década de 1930 e a Colômbia depois de 1939, incluíram "Você, Você Darlin", "Playmates", "Com o vento e a chuva no seu cabelo", "Amizade", "Fish Fish Tennessee" "The White Cliffs of Dover" e "Old Buttermilk Sky".

Durante a Segunda Guerra Mundial, Kyser e sua banda se encaminharam para milhões de ouvintes e militares, aparecendo em mais de 1.800 instalações militares em shows da USO, além de suas aparições regulares no rádio. Embora a ênfase fosse na comédia, a banda foi reconhecida como uma habilidade de Jazz Swing capaz.


O programa de rádio foi cancelado em 1949, e Kyser se aposentou no ano seguinte. Ele recusou-se a participar com os seus ex-membros da banda na criação do álbum 1963 do Capitólio, Kyser Hits, no Hi-Fi, que contou com o comediante Stan Freberg imitando as apresentações da música falada de Kyser. Durante o resto de sua vida, passou o tempo como professor itinerante na Christian Science, uma área na qual ele era um verdadeiro erudito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário