Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Andy Williams: Grande estrela da década de 1960 e do hit “Lonely Street”



Luís Alberto Alves

Um crooner envolvente, personalidade de TV e empresário, Andy Williams era um dos cantores mais valiosos e populares de sua era. Com sua entrega descontraída, sua voz flexível e seu amável encanto, Williams assumiu uma onda de sucesso que o levou de um ato vocal de infância com seus irmãos para a fama mundial como um artista solo, acabando por encontrar o sucesso dos últimos dias como um empresário de teatro em Branson, Missouri.

 Embora tenha começado como um crooner no estilo pós-Frank Sinatra, seu amplo gosto na música (como evidenciado pelos convidados no show de variedades dos anos 60) o encontrou abraçando artistas e músicas através de fronteiras geracionais e estilísticas; e ele pode ser ouvido em músicas de interpretação recorde que variam de Pop tradicional a Rock para Bossa Nova, Country e além. Da era pré-Rock & Roll, Williams foi um dos cantores mais reconhecidos da sua época.

Nascido em Wall Lake, Iowa, Williams cantou no coro da igreja e depois formou um quarteto com seus três irmãos. O grupo atuou em rádio em todo o Centro-Oeste, depois mudou-se para Los Angeles para fazer isso no show business. O Quarteto dos Irmãos Williams apareceu no hit de 1944 de Bing Crosby "Swinging on a Star" e apareceu com a comediante Kay Thompson no final dos anos 40.

Andy Williams finalmente começou sua carreira solo em 1952, fazendo várias aparições no The Tonight Show de Steve Allen antes de assinar um contrato com Cadence Records do Archie Bleyer em 1955. Ele bateu o Top Ten em 1956 com seu terceiro single para o rótulo "Canadian Sunset". " Um ano depois, sua capa de tons macios da Pepita Rockabilly Charlie Gracie atingiu o número um (ainda é o seu maior sucesso). As entradas adicionais Top Ten são " Are You Sincere”, "Lonely Street" e "The Village of St. Bernadette", antes de Williams se mudar para Columbia em 1961.

Moon River e outros grandes filmes. Apesar de um grande sucesso em 1963, Can't Get Used to Losing You”, Williams não conseguiu gerar muita ação nas tabelas de solteiros durante a década de 1960. Em vez disso, seu programa de variedades altamente cotado na NBC-TV estimulou o interesse no crescente mercado de LP para público adulto e meio-de-estrada.

O popular álbum de 1962 Moon River e outros grandes filmes criaram a música com a qual ele é mais identificado, e os próximos dias do Days of Wine and Roses no topo do álbum. Nove mais LPs chegaram ao Top Ten para Andy Williams durante os anos 60, muitos organizados em torno de temas soltos - Broadway, baladas e um álbum que apresentou membros de sua família. Embora o Love Story de 1971 tenha sido um sucesso de platina que provocou um hit Top Ten para a música do título, seu programa de televisão foi cancelado naquele ano.


Andy Williams permaneceu muito popular durante os anos 70, especialmente para o público britânico. Seu single "Solitaire" atingiu o Top Ten lá em 1973, embora nem sequer classificasse nos Estados Unidos. Dois de seus álbuns subsequentes também tiveram um bom desempenho, mas apenas na Grã-Bretanha. 

Ele lançou relativamente poucos LPs durante a década de 1980, mas voltou ao mundo Pop no início dos anos 90 quando fundou seu próprio teatro / resort na capital de entretenimento de Branson, Missouri. Williams continuou a mostrar os espetáculos lá por 20 anos, embora ele tenha anunciado em seu palco durante um show de Natal 2011 que ele havia sido diagnosticado com câncer. Finalmente tirou a vida em 25 de setembro de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário