Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ben Selvin: Líder de banda mais gravado de todos os tempos



Luís Alberto Alves/Hourpress

Por muitas contas, o líder de banda mais gravado de todos os tempos com até 13.000 gravações, Ben Selvin liderou uma variedade de grupos de estúdio e orquestras da sociedade de 1910 até os anos 30, registrando inúmeras novidades para o cruzamento comercial principal, muitos dos quais apresentavam os futuros líderes da banda Benny Goodman, os Dorsey Brothers, Jack Teagarden, Red Nichols e Bunny Berigan. Entre os mais populares dos milhares de lados de Selvin, estavam "Dardanella" (a primeira gravação para vender cinco milhões de cópias), "Eu estou sempre soprando bolhas", "Sim! Não temos bananas", "Manhattan", "Happy Days Are Here Again "(mais conhecido como uma música-tema para o presidente Franklin D. Roosevelt), e" When It's Springtime in the Rockies ".

Além de seus próprios lados, Selvin também liderou grupos de apoio para os vocalistas Ethel Waters, Kate Smith e Ruth Etting. Selvin começou sua carreira como violinista na orquestra de Charles Strickland. Ainda não fora de sua adolescência, ele lançou sua própria banda de dança da sociedade em 1917 e começou uma residência de sete anos no clube do Moulin Rouge em Nova York.

 Ele gravou seu primeiro hit, "I'm Forever Blowing Bubbles", para Victor em julho de 1919 em sua primeira sessão de gravação. Durante os próximos anos, liderou conjuntos de estúdio para rótulos, incluindo Vocalion, Brunswick, Okeh, Paramount, Lyric, Emerson e Arto (muitos deles registrados sob aliás, da Bar Harbor Society Orchestra aos Broadcast Syncopators). Assim como nas datas de gravação, Selvin foi capaz de liderar uma variedade de orquestras da sociedade nas datas de desempenho, mesmo na mesma noite.

 O que então era uma prática comum pode resultar em dezenas de orquestras que tocam em shows de fim de semana em Nova York, cada uma sob a bandeira de Selvin (ou Lester Lanin ou Meyer Davis ou qualquer outro líder de banda popular do dia).

No final dos anos 20, Selvin estava gravando exclusivamente para a Colômbia. Ele continuou a aparecer lado a lado em meados dos anos 30. Depois de se aposentar da atuação em 1934, foi trabalhar como vice-presidente de gravação e programação da recém-formada empresa Muzak, usando suas conexões para convencer líderes de bandas para gravar anonimamente para a empresa.


Ele se tornou o diretor da Columbia Records da A & R em 1947 e supervisionou sessões de gravação para cantores como Frank Sinatra e Doris Day. Em 1952, mudou-se para RCA Victor, onde trabalhou até aposentar-se em 1963, após o que foi consultor de 3M. Ele também foi co-fundador da Majestic Records. Viveu para ver sua nona década antes de morrer de um ataque cardíaco em 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário