Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Lawrence Welk: O artista que soube explorar bem a televisão



Luís Alberto Alves/Hourpress

Pode ou não ser verdade que Lawrence Welk é o artista mais popular e fácil de ouvir de todos os tempos, mas é difícil pensar em alguém que esteja mais proeminentemente associado ao gênero. O show de variedades de televisão de longa data da Welk foi um enorme sucesso em seu tempo, e continua sendo um favorito duradouro nas repetições.

E, embora Welk gravemente, seu verdadeiro legado musical foi construído através da estética obstinadamente inocua e saudável de seu show. Ele era uma improvável estrela de televisão - seu forte sotaque alemão e a rigidez na câmera teriam sido passivos incapacitantes para muitos outros anfitriões. No entanto, Welk foi amado apesar de - ou, talvez, por causa - dessas limitações, principalmente porque ele conhecia seu público e prestava muita atenção ao que queria.

No processo, ele criou um estábulo de artistas familiares cujas aparências regulares foram ansiosamente antecipadas pelos seus espectadores. Exigente e particular, Welk colocou-os através de ensaios rigorosos e aplicou agressivamente o tom inofensivo e não ameaçador que tornou o show tão palatável para espectadores de todas as idades.

Para as pessoas que se consideravam remotamente hip, esse tom tornava o nome de Welk sinônimo de entretenimento higienizado e um alvo fácil para a escárnio. Ele e seus atos eram freqüentemente descartados como irremediavelmente quadrados, por turnos esponjosos ou sentimentais, e refletindo uma pureza idealizada que realmente não existia em qualquer lugar.

 Ele também criou críticas para a extrema escassez de artistas minoritários no show, aparentemente outro sintoma de seu kowtowing para a América do Norte de pão branco. No entanto, esse conservadorismo essencial ajudou a dar ao The Lawrence Welk Show um apelo extraordinariamente duradouro; depois de perder seu slot de rede, passou mais de uma década em sindicatos com maior sucesso do que nunca, e encontrou nova vida quando suas repetições se tornaram a principal fonte de receita para muitas estações públicas de televisão em todo o país.

Em 1971, a ABC cancelou The Lawrence Welk Show, sentindo que seu público-alvo estava crescendo demais para atrair anunciantes. Welk rapidamente assegurou um acordo de distribuição que colocou seu show em mais de 200 estações em todo o país, e manteve-se certo em produzi-lo até 1982. Como os anos 70 usavam, muitos dos antigos artistas se aposentaram ou se mudaram, para serem substituídos por similares Atos que seguiram essencialmente o plano estabelecido há muito tempo.

Mas mesmo que houvesse menos destaques individuais, o show ainda encheu um nicho de público que de outra forma foi amplamente ignorado. Após a sua aposentadoria em 1982, Welk instalou-se em Santa Monica, e logo estabeleceu uma comunidade de resort / aposentadoria, o Lawrence Welk Country Club Village, em Escondido. Ele também adquiriu um vasto catálogo de publicação de música, bem como outras propriedades imobiliárias.


A partir de 1987, algumas estações de televisão públicas começaram a exibir as exibições do The Lawrence Welk Show, para o deleite de uma base de visualização de idosos. À medida que os anos 90 passaram, a TV pública veio confiar mais e mais no The Lawrence Welk Show como um ganhador de dinheiro básico durante as promessas, garantindo assim sua disponibilidade e popularidade continuadas após a passagem de Welk: ele morreu de pneumonia em 17 de maio de 1992. A banda que ele já conduziu continuou a tocar no Champagne Music Theatre em Branson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário