Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Joe Morris: Guitarrista talentoso da Black Music




Morris aprendeu sozinho a tocar guitarra

Luís Alberto Alves

 Joe Morris é outro grande talento da Black Music. Guitarrista, baixista e compositor brilha muito no Jazz. Aos 13 anos começou a tocar e pouco tempo depois fez o primeiro show profissional. Aprendeu tudo sozinho. As influências de Jimi Hendrix e outros grandes guitarristas o levou a centrar fogo no Blues.

 John Coltrane o aconselhou a aprender Jazz. Trabalhou muito para estabelecer sua própria voz na guitarra num contexto de Free Jazz. Após sair do colegial, aos 17 anos, despejou o talento em bandas de rock e de jazz. Ficou assim até mudar para Boston em 1975.
  Até 1978 esteve como figura criativa naquela cidade. Em 1983 criou a própria gravadora e lançou o primeiro disco, com participação do pianista Lowell Davidson. Entre 1989 e 1993 fez shows e gravou com seu trio elétrico Sweatshop.

 De 1994 em diante gravou em diversos selos, além de liderar suas bandas. Tocou com Joe Maneri, Jim Hobbs, Steve Lantner, Daniel Levin entre outros. Também ministrou aulas e workshops nos Estados Unidos e Europa. Morris é conhecido por desempenhar o Jazz Sonny Sharrock Free. Curioso que ele não usa distorção de som na guitarra, prefere o “som limpo”, amparado em ricas harmonias. Seu último CD, Balance, saiu neste ano de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário