Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Greg Karukas: O belo teclado do Smoth Jazz



Como pianista e produtor, Karukas é muito conhecido no Smoth Jazz
Luís Alberto Alves

 Gregory Harry "Gregg" Karukas é conhecido no Smoth Jazz como grande artista na área de produção e pianista. Ainda na infância começou a tocar bateria, guitarra, trompete e teclados. Na adolescência assumiu o lado pianista e passou ao profissionalismo.

Defensor do sintetizador, aos 16 anos estreou um dos primeiros Minimoogs e ajudou a criar o grupo Fusion East Coast, ao lado de ex-pilotos da Força Aérea dos Estados Unidos, e passou a navegar de vez na praia do Jazz. O time aumentou com a entrada de Shannon Ford, Carl Cable e Wink Robinson. Mais tarde vieram Michael Manring, Gerry Kunkel, Joe Dougherty e Steve Bloom na percussão.

 Após mudar para Los Angeles, em 1982, desenvolveu estilo melódio e a Soulful fez dele um dos pilares do Smoth Jazz naquela cidade. Karukas é conhecido por escrever letras que afloram emoções fortes. Dois de seus mais conhecidos singles são: “Girl in The Red Dress” e “Nightshift”. Também colaborou com o compositor brasileiro Dori Caymmi e Ricardo Silveira em vários projetos, produzindo e arranjando. Em 2013 ganhou o Grammy de Melhor Álbum New Age. Firmou o burro na sombra ao criar a própria gravadora, a Nighttowl Records.

Nenhum comentário:

Postar um comentário