Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Otis Spann: Outra pedra preciosa do Blues





Luís Alberto Alves

 Quarenta anos foi o tempo de existência de Otis Spann, outro bluesman nascido no Mississippi em 1930. Um dos melhores pianistas desde gênero musical aprendeu a tocar quando criança. Primeiro no grupo de louvor da igreja do padrasto. Aos 14 anos já tinha sua banda.
Spann foi outro brilhante pianista do Blues

 Antes tentou carreira no futebol e boxe, porém ao mudar para Chicago centrou forças no Blues, inclusive trabalhando com Memphis Slim e Roosevelt Sykes. Aos 22 anos fez as primeiras gravações com Muddy Waters e depois virou membro oficial da banda dele.

 Em 1958 saiu numa turnê ao Reino Unido com Waters e participou do Newport Jazz Festival. Antes de retornar aos Estados Unidos esteve presente em diversos concertos na Inglaterra durante 1963 e 1964. É dessa época o lançamento das faixas “Pretty Girls Everywhere” Stirs Me Up”, com o guitarrista Eric Clapton.


 A carreira solo começou na volta aos Estados, soltando vários álbuns em gravadoras diferentes, incluindo Prestige e Bluesway. Nesses discos ficaram evidente o notável talento ao piano, além de ótimas letras e bons vocais, com apoio de Waters, James Cotton e SP Leary na bateria. Poderia ter ido mais longe, caso um câncer não o matasse em 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário