Tevin Campbell, H-Town, Boyz II Men, Brian McKnight, Lenny Kravitz, e Raphael Saadiq.
D´Angelo parecia estar hipnotizado, na companhia de alguns indivíduos grandes como ele se envolveu nos teclados.
Cerca de um ano depois veio o single "Brown Sugar". A música era nova e muito necessária na segunda metade da década de 1990. Num final de semana, o hit estourou nas rádios dos Estados Unidos, como a mais pedida.
"Brown Sugar", escrita, produzida e arranjada por D´Angelo comprovou o seu talento, que mistura os estilos de Prince, Marvin Gaye e Curtis Mayfield, num som classificado pela mídia como Neo Soul. Não perdeu tempo e logo fez outra versão para a clássica "Cruisin", de Smokey Robinson. Logo surgiram inúmeras turnês, prêmios e vídeos, além, claro, de shows com casa superlotada.
Mas somente em 2000, que ele iria massagear os ouvidos dos fãs com canções novas. Neste período, outros rostos da black music iriam surgir, como Maxwell, Rahsaan Patterson, Erykah Badu, Lauryn Hill, e Musiq Soulchild divulgando ainda mais o Neo Soul, que segundo alguns críticos teria sido criado por Omar Dreadlocks.
Ele resolveu colocar em ação o estilo Jimi Hendrix e deixou de lado o Voodoo eclético. Com ritmos lembrando Miles Davis, D´Angelo inventou sua própria mistura musical para colocar fogo na massa. Assim surgem os hits " Left and Right", "The Prince Like", "Chicken Grease" e "Send It On", com muitos considerando sua obra-prima.
Mas foi a canção "United (How Does It Feel)" quem explodiu as vendas dos seus CDs. O recheio foi um clipe onde ele aparece com uma coroa de trancinhas, físico bem malhado, tornando objeto de desejo da mulherada e outro símbolo sexual da black music. Vendeu 2 milhões de cópias e ganhou dois Grammy. Depois ele sumiu.
Talvez numa estratégia de marketing, espalhou boatos na internet que estaria produzindo outro álbum. Nesse período participou de um vídeo, "Be Here", com Raphael Saadiq.
Em 2005 surgem rumores de que D´Angelo enfrentou problemas por dirigir bêbado e usar drogas. Para complicar em setembro daquele ano, bateu e capotou seu carro, após colidir com uma cerca. Por não usar cinto de segurança, foi espirrado do carro e teve ferimentos graves.
No ano seguinte, numa entrevista ele declarou ter enfrentado problemas na gravadora, mas deixou 10 faixas prontas para um novo CD. Ele repetiu a trajetória de Shuggie Otis, multi-instrumentista, que lançou três discos na década de 1970 e nunca mais foi ouvido nas rádios até os últimos anos. Como o Neo Soul é um estilo musical, D´Angelo precisa voltar a ocupar o seu lugar no show biz, em vez de virar cometa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário