A artista de R&B contemporânea de orientação pop Mya chegou em 1998, quando tinha 18 anos. Em apenas alguns anos, a cantora, compositora e dançarina tinha dois álbuns de platina e um de ouro, um punhado de hits pop Top Ten e um Grammy Award. Tão significativamente, ela evoluiu de uma artista frequentemente comparada a nomes como Brandy e Aaliyah para uma com sua própria identidade. Soando inocente e conhecedora ao mesmo tempo, enquanto consistentemente otimista e confiante, ela lançou alguns dos singles de R&B mais memoráveis do final dos anos 90 e início dos anos 2000, incluindo "It's All About Me", "Case of the Ex" e "Fallen".
Mya assumiu seu devido lugar em um continuo de artistas estilisticamente semelhantes que deram lugar a Ciara , Rihanna e Tinashe , entre outros, e então se tornou independente no final dos anos 2000, dividindo seu trabalho entre gravações, atuação, filantropia, ensino e até mesmo competições no Dancing with the Stars.
Mya foi criada em Washington, DC e Maryland, onde fez aulas de dança e música quando criança. Depois de perder brevemente o interesse pela dança, ela voltou a ela na pré-adolescência e eventualmente se juntou à trupe de dança TWA (Tappers with Attitude). Ela deixou o grupo depois de um curto período e foi para Nova York para estudar no Dance Theater of Harlem com Savion Glover , mais conhecido como o coreógrafo/cérebro por trás do espetáculo da Broadway Bring in da Noise, Bring in da Funk. Sua paixão pela improvisação fez dela a favorita de Glover , que a fez se apresentar solo no Kennedy Center.
Grande
Embora Mya fosse mais conhecida como dançarina, ela também tinha inclinação musical. Durante sua infância, ela aprendeu a cantar e tocar violino. Quando seu pai, um músico profissional, descobriu que sua filha sabia cantar e estava levando a sério uma carreira musical, ele começou a pesquisar fitas demo. As gravações acabaram chamando a atenção de Haqq Islam , presidente da University Music. Impressionado com a audição de Mya, Islam posteriormente fechou um acordo com a grande gravadora Interscope.
Mya e a Interscope passaram o ano seguinte trabalhando em seu álbum de estreia autointitulado, contratando uma lista impressionante de colaboradores que incluía Babyface , Diane Warren , Wyclef Jean , Missy Elliott e Sisqó e Nokio de Dru Hill . O resultado, lançado em abril de 1998, foi um ciclo suave de canções de R&B sobre amor e crescimento. Os dois primeiros singles, "It's All About Me" e "Movin' On", alcançaram o Top Five da parada de R&B da Billboard e enviaram o álbum ao status de platina.
Dois anos depois, Fear of Flying , que contou com colaborações com Lisa "Left Eye" Lopes e Jadakiss , bem como um punhado de faixas feitas com um Robin Thicke pré-fama , chegou com uma colocação no Top 20 na Billboard 200. Seu maior sucesso foi "Case of the Ex", um sucesso inicial do produtor emergente Tricky Stewart , mas foi ofuscado no início do ano seguinte por "Lady Marmalade", gravado com Lil' Kim , Christina Aguilera e P!nk para a trilha sonora de Moulin Rouge, de Baz Luhrmann . A capa colorida do clássico de LaBelle alcançou o topo da Billboard Hot 100 e ganhou um Grammy de 2002 na categoria de Melhor Colaboração Pop com Vocais. Também em 2002, Mya apareceu como uma prisioneira do corredor dos assassinos em Chicago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário