Postagem em destaque

SWV -" I'm So Into You "

Radiografia da Notícia *  Todas as três vocalistas cantaram na igreja quando crianças, que é onde aprenderam a harmonizar *  Antes do SWV,  ...

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Monica - "Anything (To Find You)"


Radiografia da Notícia

* Ela se destacou com coragem e ousadia distintamente sulistas, bem como maturidade e versatilidade inigualáveis

Ela montou quatro álbuns Top Ten consecutivos

Monica Denise Arnold nasceu e foi criada nos arredores de Atlanta

Luís Alberto Alves/Hourpress

Quando Monica chegou na esteira da nova era do jack swing com o multiplatinado Miss Thang (1995), a cantora estava entre uma classe de adolescentes novatos do pop-R&B com nomes como Usher , Brandy e Aaliyah . Ela se destacou com coragem e ousadia distintamente sulistas, bem como maturidade e versatilidade inigualáveis ​​que desmentiam sua idade. Como esses colegas, Monica provou não ser uma mera estrela cadente. Seu sucessor, The Boy Is Mine (1998), também foi multiplatinado, impulsionado pelo dueto de Brandy do mesmo título, que por três meses liderou o Hot 100 antes de levar o Grammy daquele ano de Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo com Vocal. Assim como ela e o primeiro apoiador Dallas Austin foram essenciais para o surgimento da cena musical de Atlanta nos anos 90, Monica foi um fator importante no domínio da cidade nas duas décadas seguintes.

 Ela montou quatro álbuns Top Ten consecutivos, incluindo o líder das paradas After the Storm (2003), e cada um deles envolveu georgianos estabelecidos e emergentes como produtores, colegas compositores e artistas de destaque. Quando Monica encerrou sua afiliação com uma grande gravadora, após o oitavo álbum Code Red (2015), seu catálogo era profundo e enganosamente vasto, variando de baladas adultas contemporâneas escritas por Diane Warren a broadsides semelhantes a Millie Jackson , e de jams lentas com som vintage produzidas por Missy Elliott a faixas estrondosas direto das ruas de ATL. Desde então, ela se tornou independente com singles lançados em antecipação a Trenches (2020), seu nono álbum completo.

Monica Denise Arnold nasceu e foi criada nos arredores de Atlanta, em College Park. Ela começou a cantar na igreja quando criança e logo se diversificou competindo em shows de talentos. Quando ela tinha 11 anos, uma performance vencedora de "The Greatest Love of All", inspirada na versão de Whitney Houston , impressionou um olheiro e levou a conexões com Dallas Austin e Queen Latifah . Contratada pela gravadora Rowdy, afiliada à Arista, e gerenciada pela última, Monica estreou aos 14 anos com "Don't Take It Personal (Just One of Dem Days)". 

Before

O single produzido por Austin entrou nas paradas da Billboard em abril de 1995, eventualmente coroado Hot R&B Singles e perdeu o topo da Hot 100 por uma posição. Gravado ao longo de um período de três anos, o álbum pai Miss Thang chegou em julho e foi ainda mais impulsionado por "Before You Walk Out of My Life"/"Like This and Like That" e "Why I Love You So Much"/"Ain't Nobody", lados A duplos de grande sucesso feitos com nomes como Austin , Soulshock & Karlin e Daryl Simmons . Monica também mostrou maturidade incomum no dueto de Usher "Let's Straighten It Out", uma balada vintage que precedeu o movimento neo-soul por alguns anos, e em algumas colaborações com Tim & Bob , como um cover do hit da SOS Band "Tell Me If You Still Care". Miss Thang mais tarde alcançou o status de tripla platina.

Ao aparecer nas trilhas sonoras de Panther (apresentado em "Freedom") e The Nutty Professor ("Ain't Nobody"), Monica fez sua maior contribuição para um filme em 1996 com o corte do Space Jam "For You I Will". Escrita por Diane Warren e produzida por David Foster , a balada se tornou o quarto hit consecutivo de Monica no Top Ten nas paradas de R&B e pop. Em maio seguinte, a cantora retornou ao lado de Brandy com "The Boy Is Mine", que liderou as paradas de R&B e pop. Durante o reinado de três meses do dueto na Hot 100 - mais especificamente em junho, julho e agosto - Monica lançou o álbum com o mesmo título pela Arista. Ele entrou na Billboard 200 na oitava posição e ostentou hits pop adicionais na primeira posição com "The First Night" e "Angel of Mine", produzidos respectivamente por Jermaine Dupri e Rodney Jerkins .

 O apelo entre gêneros e gerações foi reforçado com outro número de Warren / Foster , bem como um cover de "Right Here Waiting" de Richard Marx (com 112 ), comandado por Foster , e uma aparição do OutKast . The Boy Is Mine foi certificado como platina — a caminho da tripla platina — quando a música-título ganhou um prêmio Grammy de Melhor Performance de R&B. "The Boy Is Mine" também foi indicada ao prêmio de Gravação do Ano.

Outro

Ao longo de cada álbum sucessivo que chegava a cada poucos anos, Monica continuou a misturar e combinar tendências contemporâneas enquanto se inspirava no R&B tradicional. Jermaine Dupri e Dem Franchize Boyz a ajudaram a explorar o som do Atlanta Snap com "Everytime the Beat Drop", o maior single de seu álbum de 2006, The Makings of Me (número um R&B/hip-hop, número oito pop). 

O segundo single daquele álbum de 2006, "A Dozen Roses (You Remind Me)", foi outro tipo de retorno ao soul nebuloso — desta vez graças a uma amostra de "The Makings of You" de Curtis Mayfield , seguindo a assistência empoeirada de Whispers em "So Gone" — coproduzido por Missy Elliott . Still Standing apareceu quatro anos depois com mais uma colaboração de Elliott , "Everything to Me", baseada em "Silly" de Deniece Williams com Jazmine Sullivan a bordo como coautora. A canção-título do hino, coproduzida e coescrita por outro parceiro de estúdio frequente deste período, Bryan-Michael Cox , deu um poderoso toque feminizado ao "What You Know" do nativo de ATL TI , e apresentou um verso de Ludacris . 

No 53º Grammy Awards, "Everything to Me" foi indicada para Melhor Performance Vocal Feminina de R&B, e Still Standing , o segundo LP de R&B/hip-hop número um de Monica (pop número dois), foi indicado para Melhor Álbum de R&B. Na telinha, Monica estrelou durante esse tempo no reality show Monica: The Single e Monica: Still Standing. Além disso, ela conseguiu um papel no filme Pastor Brown de Rockmond Dunbar, e em 2011 se juntou ao elenco do The Voice como consultora do treinador CeeLo Green .


Nenhum comentário:

Postar um comentário