Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Kelly Price - "Friend Of Mine"


Radiografia da Notícia

Embora ela pudesse facilmente ter deixado o trabalho de apoio para o passado

Price marcou um de seus maiores sucessos como uma artista de destaque 

Ela entrou na década de 2020 com Grace (2021), um EP para a Motown Gospel

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com uma voz que enche a arena e que ela aprimorou na igreja, Kelly Price alternou com facilidade entre o gospel contemporâneo e o R&B enraizado na soul ao longo de sua longa carreira. Price se estabeleceu no início dos anos 90 como uma vocalista de apoio vital — mais notavelmente para Mariah Carey — e no final da década deu um passo à frente com Soul of a Woman (1998), sua estreia solo de platina. Embora ela pudesse facilmente ter deixado o trabalho de apoio para o passado, Price marcou um de seus maiores sucessos como uma artista de destaque após o sucesso com "Heartbreak Hotel" de Whitney Houston , sua primeira gravação indicada ao Grammy. A cantora, que também é compositora e produtora, lançou desde então cinco álbuns adicionais Top Ten de R&B/hip-hop, do platina Mirror Mirror (2000) até Sing Pray Love, Vol. 1: Sing (2014). Ela entrou na década de 2020 com Grace (2021), um EP para a Motown Gospel.

Criada em uma família pentecostal rigorosa, Kelly Cherelle Price começou a cantar quando jovem na igreja, onde sua mãe era diretora musical. Ouvida pela primeira vez no álbum gospel de Candi Staton , Standing on the Promises , a nativa do Queens fez grandes incursões pela música secular, começando como vocalista de apoio de George Michael no Madison Square Garden. Aquela apresentação de 1991 levou a vários anos apoiando Mariah Carey no palco e no estúdio, desde a apresentação de Carey no MTV Unplugged de 1992 até o lançamento de Butterfly em 1997. Ao mesmo tempo, Price gravou vocais de apoio para nomes como Frankie Knuckles , 112 , Isley Brothers , Puff Daddy e Notorious BIG — incluindo "Mo Money Mo Problems" — e permaneceu conectada ao gospel com trabalhos de apoio para Sounds of Blackness e Keziah Jones .

Contratado pelo selo T-Neck da Isley Brothers , que na época estava sob o selo Island distribuído pela Universal, Price surgiu como artista solo em 1998 com "Friend of Mine", mais especificamente com seu remix de novela com R. Kelly e Ronald Isley . Ele liderou a parada de R&B/hip-hop da Billboard e foi um sucesso crossover, chegando ao número 12 na Hot 100. O single empurrou o álbum pai Soul of a Woman , produzido executivo por Isley , para o número 15 na Billboard 200. Price foi então destaque (com Faith Evans ) no "Heartbreak Hotel" de Whitney Houston , um hit pop número dois que foi posteriormente indicado ao Grammy na categoria de Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo com Vocal.

Meses

Como consequência da fusão Universal-Polygram, Price mudou-se para a lista da subsidiária Def Soul da Def Jam, e em 2000 retornou com Mirror Mirror . Esse álbum rendeu três singles Top 20 de R&B/hip-hop, incluindo uma atualização de "As We Lay" de Shirley Murdock , a segunda gravação de Price indicada ao Grammy — sua primeira de Melhor Performance Vocal Feminina de R&B. Assim como o álbum de estreia, Mirror Mirror ganhou disco de platina poucos meses após o lançamento. A fase Def Soul de Price foi concluída após o lançamento de fim de ano de 2001 One Family: A Christmas Album e o álbum Top Ten de 2003 Priceless . "He Proposed" do último conjunto concorreu a Melhor Performance Vocal Tradicional de R&B. Também em 2003, Price foi escalada para a versão original de palco de Why Did I Get Married?, sua primeira colaboração com Tyler Perry .


Price passou a gravar uma mistura de gospel contemporâneo e R&B com intervalos maiores entre os LPs. Ela criou seu próprio selo sob GospoCentric para lançar o álbum de 2006, principalmente produzido por ela mesma, 
This Is Who I Am . Outro selo gospel reverenciado, Malaco, apoiou seu LP Kelly de 2011 , que recebeu quatro indicações ao Grammy: Melhor Performance Vocal de R&B ("Tired"), Melhor Performance de R&B e Melhor Canção de R&B (ambas pela colaboração de Stokley Williams "Not My Daddy") e Melhor Álbum de R&B.

 O próximo foi Sing Pray Love, Vol. 1: Sing , que chegou pela eOne em 2014 e se tornou a sexta entrada de Price no Top Ten na parada de R&B/hip-hop. Alguns anos depois, Price estava entre as muitas vozes de "Ultralight Beam" de Kanye West , resultando em sua oitava e nona indicações ao Grammy. Em vez de continuar a série Sing Pray Love, Price lançou Grace , um EP, em 2021 pela Motown Gospel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário