Poucos artistas tiveram o impacto cultural de Missy Elliott, sua presença visionária como produtora e artista remodelando a totalidade do rap e do R&B que a seguiram. De sucessos mundiais de artistas como Aaliyah e Tweet a álbuns solo vencedores do Grammy, Elliott deixou sua marca na indústria musical em geral ao longo do final dos anos 90 e 2000. Mesmo quando diminuiu sua produção solo na década de 2010, Elliott continuou trabalhando como produtora, e seus álbuns divisores de águas como Supa Dupa Fly de 1997 e Under Construction de 2002 mudaram o curso do rap comercial e do R&B nos anos seguintes.
Nascida em Portsmouth, Virgínia, em 1971, Melissa Arnette Elliott começou sua carreira profissional quando o DeVante Swing de Jodeci contratou seu grupo Sista (anteriormente Fayze ) para sua gravadora Swing Mob afiliada à Elektra. Elliott, que também fazia parte do coletivo Swing Mob nos bastidores, posteriormente deixou sua primeira impressão na parada da Billboard em 1993 como coautora, coprodutora e vocalista de destaque no hit pop número 68 de Raven-Symoné , "That's What Little Girls Are Made Of". No ano seguinte, "Brand New", um single de Sista escrito e liderado por Elliott, alcançou a posição 84 na parada de R&B/Hip-Hop.
Seu álbum pai, 4 All the Sistas Around da World , foi arquivado nos EUA, mas Elliott astutamente permaneceu ao lado do colega do Swing Mob, Timbaland , e trabalhou extensivamente com ele no álbum de 1996 de Aaliyah , One in a Million , a fonte dos singles de sucesso "One in a Million" e "If Your Girl Only Knew". A mudança provou ser fundamental, pois o álbum acumulou vendas enormes e levou a sessões com outros artistas e um contrato de gravação com a Elektra.
Além
Sua estreia como Missy Misdemeanor Elliott, Supa Dupa Fly , chegou às ruas em 1997 e ganhou disco de platina em dois meses. Junto com faixas que fizeram nome, como "Sock It 2 Me", "The Rain" e "Beep Me 911", continha uma safra surpreendente de faixas de álbum que naturalmente enfatizavam a versatilidade de Elliott. No final dos anos 90, Elliott acrescentou à sua lista de feitos de produção e composição sucessos como "Make It Hot" de Nicole , "Trippin" de Total e "Where My Girls At?" de 702, além de trabalhos para Fantasia , Monica , Tweet e outros.
Em meados dos anos 2000, como uma sucessão constante de artistas emergentes e consagrados foi impulsionada por suas composições e produção, Elliott lançou cinco álbuns adicionais que, como Supa Dupa Fly , foram dupla platina. Da Real World , seu tão aguardado segundo álbum, foi ainda mais ambicioso do que sua estreia, contou com participações de Aaliyah , Eminem e Beyoncé , e incluiu seu primeiro hit pop Top Ten, "Hot Boyz", também seu primeiro single solo de platina.
Nessa época, seu status mainstream foi ainda mais afirmado com aparições em anúncios de televisão para marcas de roupas e refrigerantes. O ciclo se repetiu em 2001 com Miss E...So Addictive , impulsionado pela maluca "Get Ur Freak On". Outro sucesso no Top Ten, a música foi vencedora do Grammy na categoria de Melhor Performance Solo de Rap, no mesmo ano em que o trabalho de Elliott em um cover de "Lady Marmalade" de Labelle foi reconhecido com o prêmio de Melhor Colaboração Pop com Vocais.
Novo
No final da década de 2010, ela trabalhou principalmente em segundo plano com Keyshia Cole , Jazmine Sullivan e Monica . Seus próprios lançamentos foram esporádicos, limitados a um punhado de faixas destacadas em 2015 pela colaboração com Pharrell Williams certificada como platina "WTF (Where They From)". Enquanto isso, Elliott se apresentou em alguns eventos de alto nível, incluindo o show do intervalo do Super Bowl XLIX e o Essence Music Festival de 2018. Depois de dar a entender que estava trabalhando em um novo material, Elliott lançou o EP Iconology de cinco músicas em agosto de 2019.
Embora leve, o EP produziu vários singles nas paradas, incluindo "Cool Off". Seu ressurgimento mainstream continuou na década de 2020 com aparições em faixas de Toni Braxton , Dua Lipa , City Girls e Skrillex . Seu lugar na história da música também estava sendo reconhecido: tendo já sido introduzida no Songwriters Hall of Fame em 2019, ela também foi homenageada na Black Music & Entertainment Walk of Fame e na Hollywood Walk of Fame em 2021, tornando-se mais tarde a primeira rapper mulher introduzida no Rock and Roll Hall of Fame em 2023.
O renascimento de Missy atingiu o pico em 2024 com a turnê Out of This World, sua primeira como atração principal. Uma jornada comemorativa que marcou seus 30 anos na cena, também destacou os companheiros de turnê Timbaland , Busta Rhymes e Ciara .
Nenhum comentário:
Postar um comentário