Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Don Williams: O cantor das baladas populares

 


Começou a tocar guitarra quando era criança

Luís Alberto Alves/Hourpress

Com seus vocais descontraídos e diretos e grande e imponente, Don Williams passou a ser conhecido como "o Gigante Gentil". Esse apelido foi concedido a ele no início dos anos 70, quando ele começou uma série de hits countrypolitanos que correram para o início dos anos 90. Williams nunca foi conhecido como um inovador, mas suas baladas eram imensamente populares; no decorrer de sua carreira, ele teve um total de 17 hits número um.

Williams começou a tocar guitarra quando era criança, aprendendo o instrumento com sua mãe. Na adolescência, tocou em diversas bandas country, rockabilly, folk e rock & roll. Depois de completar o ensino médio, ele formou sua primeira banda com um amigo chamado Lofton Kline. Williams e Kline recrutaram outra cantora, Susan Taylor,e formaram o Pozo-Seco Singers, um grupo Folk-Pop, em 1964. No ano seguinte, a banda assinou um contrato com a Columbia Records. Em 1966, os Pozo-Seco Singers tiveram um sucesso pop com "Time", que subiu ao Top 50. Nos dois anos seguintes, eles tiveram uma série de hits menores, destacados por dois top 40 hits no final de 1966, "I Can Make It with You" e "Look What You've Done". O grupo ficou até 1971.

Depois que os Pozo-Seco Singers se separaram, Williams decidiu seguir uma carreira como compositor em Nashville, já que ele não estava convencido de que ele era adequado para uma carreira solo. Ele assinou com Jack Clement'sJack Music, Inc., inicialmente apenas como compositor. No final de 1972, ele havia assinado com jmi como artista solo, lançando "Don't You Believe" como sua estreia. A canção não deu em nada, mas "The Shelter of Your Eyes" subiu para o número 14 no início de 1973. 

No ano seguinte, Williams marcou uma série de pequenos sucessos antes de ter seu avanço em 1974, "We Should Be Together", que alcançou o número cinco. O single levou a um contrato com a ABC/Dot. "I Wouldn't Want to Live If You Didn't Love Me", seu primeiro single para a ABC/Dot, alcançou o número um no verão de 1974. O single lançou uma série de hits top ten que correram mais ou menos ininterruptas até 1991; entre 1974 e 1991, apenas quatro de seus 46 singles não chegaram ao Top 10. Em vez de chegar ao topo das paradas com seu material original, a maioria de seus grandes sucessos foram covers de outros compositores, incluindo John PrineBob McDillDave Loggins, e Wayland Holyfield.

Durante os anos 70, Don Williams se tornou o artista country mais bem sucedido do mundo. Seu Country-Pop não só atravessou para o mainstream pop americano, como também lhe rendeu um grande número de seguidores na Inglaterra e na Europa. Além de seus top ten hits, Williams ganhou vários prêmios de música country, destacado pela Country Music Association nomeando-o Vocalista Masculino do Ano em 1978, mesmo ano em que seu single número um, "Tulsa Time", foi nomeado Single do Ano. No final dos anos 70, ele começou a atuar, aparecendo principalmente nos filmes de seu amigo Burt Reynolds, incluindo W.W. & the Dixie Dancekings e Smokey & the Bandit II.


No início dos anos 80, Williams diminuiu um pouco o ritmo de sua carreira, já que sofria de problemas nas costas. No entanto, os hits continuaram por vir e muitos de seus singles alcançaram o número um. Em 1986, ele deixou a MCA Records , que havia adquirido a gravadora ABC enquanto ele estava gravando para ele - e assinou com o Capitol. A mudança de rótulos não afetou sua carreira, pois ele continuou a chegar ao Top 10 com regularidade. Em 1987, ele foi submetido a uma cirurgia nas costas, que curou seus problemas. Williams assinou com a RCA Records em 1989. Inicialmente, ele continuou a ter hits, mas sua sequência chegou ao fim no início de 1992, após seu último single top 10, "Lord Have Mercy on a Country Boy". Embora ele continuasse a se apresentar em meados dos anos 90, ele efetivamente se aposentou para sua fazenda em Nashville, voltando a gravar em 1998 com I Turn the Page.


Depois de algumas turnês limitadas, Williams retomou sua carreira de gravação com My Heart to You em Sugar Hill/Compendium em 2004, seguido em 2006 por sua "Farewell Tour of the World", tocando nos Estados Unidos e europa, e outra aposentadoria. Este durou até 2012, quando ele ressurgiu com o aclamado And So It Goes on Sugar Hill. Williams continuou gravando e se apresentando, e lançou Reflections em março de 2014. O ano de 2016 trouxe outra aposentadoria para Williams, que anunciou que estava pronto para "curtir um tempo tranquilo em casa". Morreu em setembro de 2017, aos 78 anos.

Sing Me Back Home 


Till the Rivers All Run Dry


You're my best friend 

Nenhum comentário:

Postar um comentário