Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Rita Coolidge: A bela voz Cherokee da Rock e Folk





Luís Alberto Alves

A cantora versátil abençoada com uma voz clara e pura, Rita Coolidge era um estilista capaz de Rock, Pop, R & B, Country, Folk e, e foi uma vocalista que fugiu da camisa de força própria deste tipo de carreira. Nascida perto de Nashville, Tennessee, em Lafayette, em 1945, tinha sangue cherokee nas veias e cantou pela primeira vez na igreja, onde o pai era pastor.

 Depois passou a estudar Arte na Universidade da Flórida e ali soltou a voz e escreveu canções, decidindo entrar para o time da Música. Mudou-se para Memphis após a graduação e trabalhou cantando jingles comerciais ao lado de sua irmã.

 Posteriormente,  mudou-se para Los Angeles, onde  cantou em sessões de gravação  com Eric Clapton, Stephen Stills, Leon Russell, e Joe Cocker, entre outros. Depois de voltar da turnê de apoio para Cocker Mad Dogs & English, Coolidge conseguiu seu próprio contrato solo com a A & M.

 O primeiro disco, Breakway, saiu em 1971, recebendo várias críticas positivas, mas não estourou comercialmente. Nos próximos anos optou pelo Country Rock e Southern California e Soft Rock, praia de Linda Ronstadt. Em 1973 se casou com o compositor Kris Kristofferson, mesmo ano em que gravou dueto o lado do esposo, Full Moon. O hit chegou ao topo das paradas, rendendo o Grammy de Melhor Vocal Country Por um Duo ou Grupo.

 No ano seguinte jantou outro Grammy, por causa da música “Lover Please”. Em 1977 lançou diversos remakes no disco Anytime, Anywhere, destacando os singles:"(Your Love Has Lifted Me) Higher and Higher" (um cover de Jackie Wilson que foi número dois pop), "We're All Alone” que explodiu como trilha de novela da Globo na Novela Pai Heroi. Vendeu mais de 1 milhão de cópias.

 Ela e o marido soltaram outro álbum de dueto, Natural Act, em 1979. O sucesso não impediu o final do casamento de ambos. Rita nunca mais repetiu o sucesso Pop de Anytime, Anywhere, mesmo frequentando as paradas de sucesso no início da década de 1980, incluindo os hits: “"You," "I'd Rather Leave While I'm in Love," e "All Time High" (tema para o filme de  James Bond, flick Octopussy).

 Em 1984 saiu da A&M Records e ficou longe da música durante algum tempo se dedicando a causas sociais. Voltou a gravar em 1992, com o disco Love Lessons, e soltou diversos álbuns por pequenas gravadoras no restante dessa década.

 Em 1995 lançou o disco Cherokee, renovando sua herança musical indígena, ao lado da irmã Priscilla e a sobrinha Laura Satterfield formando o grupo Walela, explorando essas raízes em 1997 e 2000. A partir dai soltou diversas coletâneas, algumas de Jazz tradicional, como o CD Concord, de 2005. Outro trabalho só saiu em 2012, A Rita Coolidge Christmas, pela 429 Records.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário