Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Hoyt Axton: A voz inspiradora de Joy to the World





Hoyt deixou sua marca na  música dos Estados Unidos

Luís Alberto Alves

 Primeira ascensão à fama como compositor, Hoyt Axton esculpido em carreiras de sucesso como cantor e ator; enraizado igualmente no país, Folk e Pop, sua voz de barítono de cascalho e irônico, canções de terra projetada uma rara sagacidade, cordialidade e otimismo, dando origem a um corpo consistente envolvente de trabalho que se estende ao longo de quatro décadas.

 Axton nasceu 25 de março de 1938 em Duncan, OK,  filho de um oficial naval e sua esposa, professora de inglês. Levantado principalmente em Jacksonville, Flórida, estudou piano clássico como uma criança antes de mudar para a guitarra, escrever suas primeiras canções aos 15 anos.

 Apesar do impacto musical de sua mãe, Mae Boren Axton - o co-autor do marco chart de 1956 - de Elvis Presley topper "Heartbreak Hotel" - ele inicialmente perseguiu uma carreira no atletismo, participando de Oklahoma State University com uma bolsa de futebol antes de servir um período na Marinha.

  De lá Axton mudou-se para San Francisco, se apresentando em clubes populares locais e, em 1962, escrevendo seu primeiro hit, do Kingston Trio "Dollar dólar." Mais tarde naquele ano, lançou seu primeiro álbum, The Balladeer, um esforço ao vivo gravado na boate Hollywood a Troubadour; uma aparência concorrente na televisão ocidental Bonanza também lançou sua carreira de ator.

 My Griffin is Gone Axton ressurgiu em 1963 com Thunder 'N Lightnin', seguido mais tarde naquele ano por de sábado Criança; em torno desse mesmo tempo um de seus melhores amigos sofreu uma overdose de drogas fatal, inspirando sua canção "The Pusher",  sucesso para a banda de rock Steppenwolf posteriormente incluída na trilha sonora para o filme Easy Rider.

                                            Joy to the World

Apesar de seu sucesso como compositor, a carreira de Axton desempenho não conseguiu pegar fogo, e depois de 1965 de Bessie Smith canta um hit de sua autoria ele estava sem contrato de gravação por vários anos antes de assinar com a Columbia em 1969 para emitir My Griffin Is Gone. Ao abrir para Three Dog Night em apoio do álbum, a banda ouviu sua composição "Joy to the World" - a sua gravação da canção liderou as paradas Pop na primavera de 1971 - e no início do ano seguinte eles voltaram para a Top Ten com Axton de "Never Já esteve em Espanha."

 Ele assinou contrato com a A & M para libertar 1973 é menos do que a canção; o follow-up, Máquina de Vida, lançou dois de seus maiores sucessos solo, a adorável "Quando o Morning Comes" (um dueto com Linda Ronstadt) e "Boney Fingers". Em 1975, Ringo Starr também anotou um Top Três esmagar com Axton de "The No No Song".

 Sailin Free «Na sequência do muito aclamado álbum de 1977 Snowblind Friend, Axton completou seu contrato com a MCA com o lançamento de Free Sailin '; então formou sua própria gravadora, Jeremias Records, e com 1979 de um velho oxidado de Halo teve seu maior hit solo com o clássico "Della eo Dealer".

 Na esteira de aparições em dezenas de séries de televisão, incluindo I Dream of Jeannie ( no Brasil conhecida como Jeannie é um gênio) e McCloud, ele conseguiu seu primeiro trabalho no cinema principal nesse mesmo ano no drama familiar aclamado The Black Stallion; Papéis em filmes subseqüentes de Axton incluiu aparições co-estrelando em projetos, incluindo 1983 Heart Like a Wheel, 1984 de Gremlins, e 1.989 de Estamos No Angels.


 Depois de 1982 Pistol Packin 'Mama, Jeremias dobrado, e Axton estava visivelmente ausente desde a gravação até a emissão do spin álbum de retorno da roda em 1990. O LP foi o último grande lançamento do Axton, no entanto, e em 1996 ele sofreu um acidente vascular cerebral; sua saúde continuou a diminuir, e após uma série de ataques cardíacos morreu 26 de outubro de 1999 aos  61 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário