Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Henry Stone: O Midas da TK Records



Stone lançou vários cantores da Black Music

Luís Alberto Alves

Nascido 03 de junho de 1921, no Bronx, Nova York, Henry Stone começou a tocar trompete na adolescência, inspirado pelo jazz do grande Louis Armstrong. Mais tarde em um acampamento militar em Nova Jersey, ele tocou em bandas.

 Após a alta, em 1946, começou a vender discos fora da parte traseira de seu carro em Los Angeles. Mais tarde se tornou vendedor de discos de 78 rpm para Bihari Brothers' Modern Records e viajou por todos os Estados Unidos até abrir o próprio estúdio: Cristal Recording Company e depois lançar um selo de música gospel, Glory, na Flórida.

 Um dos grandes sucessos da gravadora era o reverendo A. Johnson. Depois lançou alguns discos de Ray Charles numa estação de rádio de Tampa. As quatro canções caíram nas mãos da Bihari Brothers. Em Cincinnatti apresentou a banda The Charms.

 Originalmente a gravação era para o selo Stone's Rockin' em 1953, mas o grupo estourou com alguns hits: “Hearts of Stone” (primeiro lugar das paradas de R&B durante nove semanas), "Ling, Ting, Tong", "Bazoom (I Need Your Lovin')," que ficou cinco semanas nas paradas de 1955 e “Two Hearts”, também outro estouro de sucesso.

                                         Sonny Thompson

 Stone criou duas editoras de música em 1955, Pelican e Sherlyn. Sua lista incluía campeões de vendas de discos como o pianista Sonny Thompson. No final daquela década criou outros dois selos: “Glades e Marlin. Em 1960 explodiu com o hit “(Do The) Mashed Potatoes” na voz de Nat Kendrick e The Swans na Dade Records. O grupo era a banda de apoio de James Brown, JBS e fez bonito nas paradas.

 Durante a década de 1960 ele começou a Alston Records apresentando ao mundo Betty Wright, Timmy Thomas e Clarence Reid. Betty fez bonito com o hit “Clean Up Woman” em 1971. Enquanto Reid manteve a pose com “Nobody but You Babe”.

 Mas o seu cofre encheu de dinheiro com a KC and The Sunshine Band entrou na sua gravadora TK Records. A banda papou cinco singles nos primeiros lugares Pop, quatro na R&B de singles e Discos de Ouro, Platina e Multiplatina. Em pouco tempo o grupo vendeu milhões de discos aumentando o prestígio da TK Records.

 Nem a entrada do baladeiro Bobby Caldwell, em 1979, mexeu com as altas vendagens da TK. Vários de seus hits viraram sucessos. Depois ele abriu a Syndrome Records, reeditando todos os discos que lançou na TK Records. Stone acertou a mão com Anita Ward no hit “Ring My Bell” neste mesmo ano. Em 1991 George McCrae explodiu com os hits: “For You Love”, "Rockin' Chair," e "Love Insurance”.

 Após a saída da KC da TK Records, mesmo lançando vários sucessos, ela entrou com pedido de falência, após vender mais de 75 milhões de discos e milhões de singles. O catálogo da TK foi vendido para Rhino Records na década de 1990. Stone ainda mora na Flórida fora do agito do ShowBiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário