Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Leon Ware: Fábrica de sucessos de vários artistas da Black Music




Ware é autor de vários sucessos das estrelas da Black Music dos EUA

Luís Alberto Alves

Leon Ware nasceu e cresceu em Detroit. Além da carreira solo, é conhecido por produzir sucessos para artistas como Michael Jackson, Quincy Jones, Maxwell, Minnie Riperton e Marvin Gaye.

 Começou a carreira como compositor em 1967, aos 27 anos, ajudou a escrever com Ivy Hunter e Steve Bowden o hit “Got to Have You Back” para a banda Isley Brothers. Em 1971 iria ajudar a dupla Ike & Tina Turner, trazendo seis canções no álbum Nuff Said.

 Depois colaborou com Arthur “T-Boy” Ross, irmão mais novo de Diana Ross. Uma de suas belas letras é “I Wanna Be Where You Are”, gravada por Michael Jackson no álbum Got To Be There de 1975. O single chegou aos segundo lugares da paradas de R&B  e posição 16 na Billboard Hot 100.

 Na década de 1970 ele cedeu hits para inúmeros artistas, incluindo Donny Hatthaway e The Miracles. Em 1974, Quincy Jones pegou Ware como compositor e intérprete para duas músicas do disco Body Heat álbum. O hit “"If I Ever Lose This Heaven” fez bonito nas paradas. Em seguida compos para Minnie Riperton, escrevendo a canção “Inside My Love”.

 Na Motown Record ajudou Marvin Gaye gravar o disco I Want You, por interferência de Berry Gordy, que gostou das letras. O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias. Em 1976 resolveu gravar um disco solo, Musical Massage, mas fracassou nas paradas. Retornou à produção e composição, lançando neste projeto só entre 1979 e 2008.

 Nesse período escreveu sucessos para Teena Marie, Jeffrey Osborne, Loose Ends, James Ingram, Melissa Manchester, Bobby Womack e Lulu. A partir de 2009 lutou para vencer um câncer de próstata.



Nenhum comentário:

Postar um comentário