Reportagens com clipes descrevendo histórias de artistas famosos,
principalmente de intérpretes da Black Music, além de destacar a importância do Blues no Showbiz.
Radiografia da Noticia * O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland, as Pointer Sisters * Desde ent...
quinta-feira, 26 de setembro de 2024
Jose Feliciano, ator do grande sucesso "Affirmation"
Radiografia da Notícia
* Ao longo dos anos 70 e 80, ele continuou sendo um artista popular em turnê e gravação
* Na sétima década de sua carreira, ele ainda era requisitado, lançando um par de álbuns em 2022
* Feliciano marcou um grande sucesso americano com seu cover de 1968 de "Light My Fire" do Doors
Luís Alberto Alves/Hourpress
Um dos mais proeminentes artistas latinos da era pop, o guitarrista, cantor e compositor porto-riquenho José Feliciano encontrou sucesso no mainstream no final dos anos 1960 com sua atraente mistura de violão flamenco, Bolero, Folk e música Pop fácil de ouvir. Já um sucesso na América Latina, Feliciano marcou um grande sucesso americano com seu cover de 1968 de "Light My Fire" do Doors , antes de incitar polêmica com sua interpretação jazzística de "The Star Spangled Banner" durante a World Series em outubro daquele ano. Seu clássico pop de Natal de 1970 "Feliz Navidad" se tornou uma das canções mais onipresentes do cânone natalino.
Ao longo dos anos 70 e 80, ele continuou sendo um artista popular em turnê e gravação, lançando uma variedade de álbuns em espanhol e inglês, participando de álbuns de grandes artistas como John Lennon , Joni Mitchell e Bill Withers , e compondo para programas de televisão como Chico and the Man e Kung Fu. O sucesso de Feliciano se estendeu até o século seguinte, enquanto ele continuava a explorar uma variedade de estilos musicais, ganhando um par de prêmios Grammy por seu álbum de 2008, Señor Bachata , e gravando uma colaboração de alto nível com Jools Holland no conjunto de jazz e R&B de 2017, As You See Me Now . Na sétima década de sua carreira, ele ainda era requisitado, lançando um par de álbuns em 2022, Right Here Waiting e Love & Christmas.
Feliciano nasceu em 10 de setembro de 1945, em Lares, Porto Rico; vítima de glaucoma congênito, ele ficou permanentemente cego ao nascer. Cinco anos depois, ele e sua família se mudaram para a área do Harlem Espanhol de Nova York; lá Feliciano começou a aprender acordeão, mais tarde pegando violão e fazendo sua primeira aparição pública no El Teatro Puerto Rico do Bronx aos nove anos de idade. Enquanto estava no Ensino Médio, ele se tornou uma figura do circuito de cafeterias de Greenwich Village, eventualmente abandonando a escola em 1962 para aceitar um show permanente em Detroit; um contrato com a RCA seguiu uma apresentação no Gerde's Folk City de Nova York e, em dois anos, ele apareceu no Newport Jazz Festival. Depois de se curvar com o single de novidade de 1964 "Everybody Do the Click", ele lançou seu LP de estreia com sabor de flamenco The Voice and Guitar of Jose Feliciano , lançado no início do ano seguinte por The Fantastic Feliciano .
Música
Insatisfeito com a direção de sua música após o lançamento de A Bag Full of Soul , de 1966 , Feliciano retornou às suas raízes, lançando três LPs consecutivos em espanhol — Sombras...Una Voz, Una Guitarra, Mas Exitos de Jose Feliciano e Sentimiento, La Voz y La Guitarra — pela RCA International, marcando presença nas paradas pop latinas com os singles "La Copa Rota" e "Amor Gitana". Com Feliciano!, de 1968 , ele conseguiu um sucesso marcante com uma leitura comovente de "Light My Fire", do Doors , que o lançou à estratosfera pop mainstream; um cover estrondoso de "Hi Heel Sneakers", de R&B, de Tommy Tucker, solidificou seu sucesso, e logo Feliciano se viu cantando o hino nacional durante a World Series de 1968 em Detroit. Sua interpretação idiossincrática da música em jazz latino provou ser altamente controversa e, apesar do clamor de tradicionalistas e nacionalistas, seu status como um herói emergente da contracultura foi garantido, com um single de sua interpretação também se tornando um sucesso.
Em 1969, Feliciano gravou três LPs — Souled , Alive Alive-O! e 10 to 23 — e ganhou um Grammy de Melhor Artista Revelação, embora tenha sido seu álbum de Natal autointitulado de 1970 que rendeu sua canção original mais duradoura. "Feliz Navidad", seu hit pop latino de fim de ano, tornou-se um clássico natalino perene nas décadas seguintes e foi amplamente regravado por outros artistas. Durante o restante dos anos 70, Feliciano continuou ativo, fazendo turnês anualmente e lançando vários LPs em inglês e espanhol, incluindo Compartments , produzido por Steve Cropper em 1973 ; ele também apareceu no hit de Joni Mitchell "Free Man in Paris" e foi convidado em várias séries de televisão, incluindo Kung Fu e McMillan and Wife. Ele também escreveu a música tema do seriado Chico and the Man, que chegou ao Top 100 de singles em 1974.
Em 1980, Feliciano foi o primeiro artista contratado pela nova divisão latina da Motown, fazendo sua estreia na gravadora com um esforço homônimo no ano seguinte. Sua produção gravada diminuiu ao longo da década, embora ele ocasionalmente ressurgisse com LPs, incluindo Tu Inmenso Amor de 1987 e I'm Never Gonna Change de 1989. Uma escola no East Harlem foi renomeada para Jose Feliciano Performing Arts School em sua homenagem. Em 1996, ele também apareceu brevemente no filme de sucesso Fargo e em 2000 recebeu o Grammy Legend Award. Um punhado de álbuns em espanhol apareceu no início da década e em 2006, Feliciano retornou com o álbum instrumental Six-String Lady, dando início a uma corrida prolífica que viu um fluxo constante de lançamentos até a década de 2010. Seu projeto de maior destaque durante este período foi um álbum de dueto de 2017 com Jools Holland chamado As You See Me Now . Indo para a próxima década, Feliciano se reuniu com o produtor de longa data Rick Jarrard para Behind This Guitar de 2020 , seu primeiro álbum a ser gravado em Nashville.
Ano
O álbum compartilhou seu título com um documentário sobre Feliciano, que começou a ser exibido no circuito de festivais de cinema em 2020. Em 2022, Feliciano recebeu o prêmio Legend no Billboard Latin Music Awards; ele foi o primeiro artista a receber a homenagem. Foi um ano movimentado que viu dois lançamentos do artista veterano. Right Here Waiting foi um conjunto de músicas clássicas que incluíam novas gravações de "Light My Fire" e o tema de Chico and the Man. Mais tarde no ano, ele lançou Love & Christmas, um EP de sete músicas que incluía um par de canções natalinas ("Viva La Navidad" e "Little Drummer Boy"), bem como um cover com sabor latino de "Purple Haze" de Jimi Hendrix e uma versão em espanhol de "Human Nature" de Michael Jackson .
Nenhum comentário:
Postar um comentário