Aos 12 anos, Deodato começou a aprender acordeão. Dois anos depois, iniciou seus estudos de piano, orquestração, arranjo e regência, e começou a tocar em bailes e casas noturnas. Em 1959, tornou-se membro dos grupos de Roberto Menescal e Durval Ferreira , tocando Bossa Nova. Suas primeiras composições são desse período. Em 1962, formou seu primeiro grupo, que tinha Roberto Menescal como membro. Saindo do grupo, Deodato começou a escrever arranjos para a Odeon como freelancer, tendo trabalhado nos primeiros discos de Wilson Simonal e Marcos Valle . Em 1964, arranjou e regeu o LP Inútil Paisagem e gravou o LP Os Gatos. Com Os Catedráticos , Deodato gravou os LPs Impulso! Samba (1964), Tremendão (1964) e Ataque , que continha suas composições "Ataque" e "Razão de Viver" (com Paulo Sérgio Valle ).
Foi membro da comissão que selecionou as composições a serem apresentadas nas primeiras edições do histórico FIC (Festival Internacional da Canção). Tendo selecionado três canções de Milton Nascimento para o II FIC (1967), é considerado o responsável pelo lançamento do compositor.
Clássico
Em 1967, ele se mudou para Nova York, Nova York, para escrever arranjos para um álbum de Luiz Bonfá com Maria Helena Toledo . Ao escrever os arranjos para Beach Samba de Astrud Gilberto , ele conheceu Creed Taylor , que o contratou para arranjar para outros artistas do CTI como Tony Bennett , Frank Sinatra , Roberta Flack , Paul Desmond , Tom Jobim , Walter Wanderley e Aretha Franklin . Durante este período, Deodato também trabalhou com Ray Bryant . Em 1969, ele lançou o clássico LP Donato/Deodato com João Donato .
Seu arranjo de "Also Sprach Zarathustra" ( Richard Strauss ) foi incluído no álbum de 1973 de Deodato, Prelude , que vendeu 5 milhões de cópias e ganhou prêmios das revistas Billboard, Cashbox, Record World e Playboy, e também ganhou um Grammy de Melhor Performance Instrumental Pop/Rock. Tendo tocado no Hollywood Bowl com a CTI All-Stars Band , ele formou seu próprio grupo, que abriu no Madison Square de Nova York em 1973. Após muitos anos de intensas turnês, arranjos, produções e lançamentos de álbuns individuais, Deodato trabalhou com Björk , arranjando seus álbuns Post , Telegram e Homogenic . Também nos anos 90, ele trabalhou com os artistas brasileiros Gal Costa , Titãs ( Vol. II ) e Carlinhos Brown ( Omelete Man ). Em 2000, Deodato escreveu os arranjos para a trilha sonora do filme Bossa Nova de Bruno Barreto .
Nenhum comentário:
Postar um comentário