Postagem em destaque

Burt Bacharach, o maestro e compositor de grandes sucessos

Radiografia da Notícia *  O trabalho de Bacharach naquele filme resultou em dois Oscars: melhor canção e melhor trilha sonora * S uas cançõe...

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Burt Bacharach, o maestro e compositor de grandes sucessos


Radiografia da Notícia

O trabalho de Bacharach naquele filme resultou em dois Oscars: melhor canção e melhor trilha sonora

* Suas canções exuberantes e pungentes praticamente definiram e, finalmente, transcenderam o pop Brill Building dos anos 1960

Alguns dos outros parceiros de composição de Bacharach ao longo dos anos incluíram nomes como Bob Hilliard e Paul Anka 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Um dos mais importantes compositores de música popular da segunda metade do século XX, as criações sofisticadas, porém alegres, de Burt Bacharach tomam emprestado do cool jazz, soul, bossa nova brasileira e pop tradicional. Depois de ter seu primeiro hit no Top 20 em 1957 com "The Story of My Life", interpretada por Marty Robbins , suas canções exuberantes e pungentes praticamente definiram e, finalmente, transcenderam o pop Brill Building dos anos 1960. Bacharach apareceu na parada Billboard Hot 100 mais de 80 vezes, a grande maioria de suas canções foi o produto de sua longa parceria com o letrista Hal David . Juntos, eles alcançaram o Top Five com faixas como "Magic Moments" ( Perry Como , 1958), "Only Love Can Break a Heart" ( Gene Pitney , 1962), "I Say a Little Prayer" ( Dionne Warwick , 1967) e "Raindrops Keep Fallin' on My Head" ( BJ Thomas ) da trilha sonora de Butch Cassidy and the Sundance Kid , de 1969. 

O trabalho de Bacharach naquele filme resultou em dois Oscars: melhor canção e melhor trilha sonora. Nos anos 80, ele se juntou a Carole Bayer Sager para uma série de canções de sucesso que incluíam as número um "Arthur's Theme" ( Christopher Cross , 1981; escrita com Peter Allen ) e "On My Own" (Patti Labelle e Michael McDonald , 1986). "Arthur's Theme" rendeu a Bacharach um terceiro Oscar. Em 1998, o álbum Painted from Memory , uma colaboração com Elvis Costello , lançou outra parceria recorrente. Alguns dos outros parceiros de composição de Bacharach ao longo dos anos incluíram nomes como Bob Hilliard e Paul Anka . Quase 50 anos após seu primeiro sucesso, ele escreveu suas próprias letras pela primeira vez para seu álbum solo vencedor do Grammy At This Time , lançado em 2005. Em 2011, a Biblioteca do Congresso concedeu a Bacharach e David o Prêmio Gershwin de Canção Popular. Ele lançou Blue Umbrella , um EP com o cantor/compositor Daniel Tashian , em 2020.

Nascido em 12 de maio de 1928 em Kansas City, Bacharach estudou violoncelo, bateria e piano quando criança, e mais tarde foi transplantado para Nova York por seu pai, um colunista sindicalizado. O tempo gasto em Nova York lhe deu a chance de entrar furtivamente em clubes para assistir seus heróis do bebop Dizzy Gillespie e Charlie Parker ; ele também tocou em várias bandas de jazz durante a década de 1940. Bacharach estudou teoria musical e composição na Mannes School em Nova York, no Berkshire Music Center, na New School for Social Research (com Darius Milhaud ), na Universidade McGill de Montreal e na Music Academy of the West em Santa Barbara, Califórnia. Um período no Exército interrompeu seus estudos de música, mas mesmo enquanto servia na Alemanha, Bacharach arranjou e tocou piano para uma banda de dança. Ele também se apresentou em casas noturnas e apoiou Steve Lawrence , os Ames Brothers e Paula Stewart . Bacharach foi dispensado em 1952 e se casou com Stewart em 22 de dezembro do ano seguinte.

Top

Ao retornar aos EUA, ele começou a escrever músicas para Lawrence , Patti Page , Ames Brothers e outros, mas seu primeiro sucesso veio de Marty Robbins no final de 1957, quando Robbins levou "The Story of My Life" para o Top 20 americano e o primeiro lugar na Inglaterra. O single também foi notável por seu co-escritor, Hal David , que se tornou o parceiro de composição de Bacharach e colaborou na maioria de seus grandes sucessos. A equipe Bacharach/ David seguiu em janeiro de 1958 com "Magic Moments" de Perry Como , outro líder das paradas do Reino Unido e uma entrada no Top Five nos Estados Unidos. O casamento de Bacharach se dissolveu em 1958, e ele partiu para a Europa para fazer uma turnê com Marlene Dietrich . Ao retornar em 1961, ele escreveu várias músicas para os Drifters com Bob Hilliard (incluindo "Mexican Divorce" e "Please Stay") antes de se reunir com Hal David . Em uma sessão de arranjos, ele encontrou a cantora que se tornaria o veículo definitivo para suas canções: Dionne Warwick , que estava trabalhando como membro do grupo vocal de apoio dos Drifters , os Gospelaires .

No final de 1962, Bacharach e David começaram a concentrar a maior parte de sua energia de composição em Warwick , que recebeu 15 singles no Top 40 de 1962 a 1968 (incluindo os Top Tens "Anyone Who Had a Heart", "Walk on By", "Message to Michael", "I Say a Little Prayer", "Valley of the Dolls" e "Do You Know the Way to San Jose?"). A dupla também permaneceu dominante na Inglaterra, onde Frankie Vaughan , Cilla Black , Sandie Shaw , Walker Brothers e Herb Alpert atingiram o primeiro lugar com composições de Bacharach/ David . Em 1965, Bacharach se casou com a atriz Angie Dickinson e alcançou o quarto lugar na parada de singles do Reino Unido com sua própria performance de "Trains and Boats and Planes". Ele lançou vários álbuns solo populares, incluindo Reach Out de 1967 e Make It Easy on Yourself de 1969 

Como se sua agenda não estivesse ocupada o suficiente ao longo dos anos 60, Bacharach contribuiu com trilhas sonoras para filmes como What's New Pussycat? (1965), Casino Royale (1967) e Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969). Este último ganhou o Bacharach Academy Awards de Melhor Trilha Sonora Original e, com David , Melhor Canção Original por "Raindrops Keep Fallin' on My Head". No final dos anos 60, a dupla também escreveu as músicas para o musical da Broadway de Neil Simon , Promises, Promises . Durante sua temporada de três anos na Broadway, ganhou o Grammy de Melhor Álbum de Teatro Musical, e Bacharach atingiu o Hot 100 com seu próprio nome com o show "I'll Never Fall in Love Again" em 1969.

Álbuns

A década seguinte pareceu brilhante para Burt Bacharach no início, quando os Carpenters levaram "(They Long to Be) Close to You" para o número um nos EUA em julho de 1970. Um ano depois, ele chegou ao Top 20 da Billboard 200 com um álbum homônimo de 1971, apresentando suas interpretações de composições de sucesso anteriores. Logo depois, no entanto, disputas legais em torno do filme musical Lost Horizon (1973) acabaram com o relacionamento de trabalho de Bacharach com Hal David e -- temporariamente -- Dionne Warwick . Seus álbuns subsequentes foram comercialmente decepcionantes e, em 1980, ele e Dickinson se divorciaram.

Finalmente, após um pequeno sucesso de Jackie DeShannon em 1980 ("I Don't Need You Anymore", que ele escreveu com Paul Anka ), Bacharach colaborou com Christopher Cross , Carole Bayer Sager e Peter Allen no vencedor do Oscar "Arthur's Theme (Best That You Can Do)". Lançado em agosto de 1981, tornou-se a primeira música de Bacharach a chegar ao topo da Billboard Hot 100 desde "Raindrops Keep Fallin' on My Head". Ele se casou com Bayer Sager apenas um ano depois, e juntos eles escreveram o hit Top 20 de Roberta Flack , "Making Love", bem como "Heartlight", que Neil Diamond levou ao número cinco.

Em 2000, Bacharach compôs a trilha sonora do fracasso de bilheteria Isn't She Great antes de retornar com seu próprio álbum de estúdio, At This Time , de 2005. Ele encontrou Bacharach escrevendo letras pela primeira vez. Tonio K ajudou com as letras, e Elvis Costello , Dr. Dre , Chris Botti e Rufus Wainwright também contribuíram para o álbum. Live at the Sydney Opera House , com a Sydney Symphony Orchestra, apareceu em 2008, ano em que Bacharach comemorou seu 80º aniversário.

Em 2011, ele e Hal David foram premiados com o Prêmio Gershwin de Canção Popular e, em 2016, Bacharach retornou com música para o filme independente A Boy Called Po . O longa-metragem de Elvis Costello , Look Now, de 2018, apresentou três músicas escritas com Bacharach. Este último então colaborou com Daniel Tashian no EP Blue Umbrella de cinco faixas , que chegou em 2020. Burt Bacharach morreu em sua casa em Los Angeles, Califórnia, em 8 de fevereiro de 2023. Ele tinha 94 anos de idade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário