Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

The Sugarhill Gang não inventaram o Hip-Hop, mas foram grande divulgadores deste estilo musical


Radiografia da Notícia

 Foram a primeira banda de rap a ter um grande sucesso internacional

* Antes disso, muito poucas pessoas fora de Nova York sabiam o que era Hip-Hop

* Esteve entre as primeiras bandas de RAP a gravar um LP completo

Luís Alberto Alves/Hourpress

Embora a Sugarhill Gang não tenha inventado o Hip-Hop, eles foram a primeira banda de rap a ter um grande sucesso internacional. Lançado em 1979, "Rapper's Delight" foi a primeira exposição de milhões de ouvintes ao Hip-Hop - antes disso, muito poucas pessoas fora de Nova York sabiam o que era Hip-Hop.

 The Sugarhill Gang também esteve entre as primeiras bandas de RAP a gravar um LP completo; quando este álbum de estreia autointitulado foi lançado em 1980, a grande maioria dos MCs da velha guarda forneciam apenas singles de 12". Portanto, The Sugarhill Gang é um álbum historicamente importante, embora seja um pouco irregular. 

Enquanto "Rapper's Delight" e "Rapper's Reprise" (que conta com a participação do Sequence , o primeiro grupo exclusivamente feminino de Hip-Hop) são excelentes, a maior parte do material é meramente decente. E o irônico é que metade das músicas nem são RAP.

 "Bad News Don 't Bother Me" e "Here I Am", ambas com o Sugarhill Gang cantando em vez de fazer RAP, são músicas lentas românticas de R&B - e "Sugarhill Groove" é um número elegante de disco-funk que lembra Roy Ayers

este LP dificilmente pode ser chamado de trabalho de puristas do Hip-Hop; em 1980, a líder da Sugarhill Records, Sylvia Robinson (ela mesma uma cantora veterana de R&B), evidentemente sentiu que lançar um álbum só de RAP seria arriscado. não é uma obra-prima, ainda é um álbum que os historiadores do Hip-Hop acharão interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário