Conhecido por seu R&B suave e com toque de garagem, o cantor britânico Craig David alcançou atenção mundial quando seu single "Fill Me In" e seu álbum de estreia, Born to Do It , alcançaram o topo das paradas do Reino Unido durante o verão de 2000. Apenas 19 anos. na época, David se tornou um dos mais jovens artistas solo britânicos a alcançar o feito. Ele também obteve aceitação popular nos EUA, alcançando a 11ª posição na Billboard 200, além de ganhar vendas de platina em 18 países adicionais. David permaneceu um favorito nas paradas na Grã-Bretanha, acumulando 20 singles no Top 40 do Reino Unido e continuamente atingindo o Top 20 com álbuns como Slicker Than Your Average de 2002, The Story Goes... de 2005 e Trust Me de 2007 .
Após seu tributo à Motown em 2010, Signed Sealed Delivered , ele novamente liderou a parada de álbuns do Reino Unido com Follow My Intuition , de 2016 . Em 2018, ele alcançou o segundo lugar na Inglaterra com The Time Is Now antes de marcar um hit no Top 40 com "Who Are You" com MNEK , de seu oitavo álbum 2022's 22 .
Antes de sua descoberta, David, natural de Southampton, era radialista local e mais tarde se viu tocando discos em clubes, o que lhe permitiu cruzar o caminho com alguns dos produtores emergentes da Inglaterra. Foi nessa época que ele se juntou a Mark Hill do Artful Dodger , mas sua primeira chance real veio quando ele ganhou um concurso de composição realizado pelo grupo Damage , que gravou "I'm Ready", a faixa que ele inscreveu, e lançou-o como lado B de seu single de 1997, "Wonderful Tonight". Dois anos depois, Artful Dodger produziu e escreveu a suave, mas ritmicamente complicada, "Rewind", para a qual David forneceu o vocal principal - o lançamento foi anunciado como Artful Dodger Presents Craig David - e a música alcançou o segundo lugar no ranking pop do Reino Unido. gráfico.
Milhões
O lançamento do primeiro single solo de David, "Fill Me In", veio em abril de 2000. Em colaboração com Hill , a música alcançou o primeiro lugar e impulsionou as vendas de Born to Do It , o álbum de estreia lançado quatro meses depois. Um acordo subsequente nos Estados Unidos com a Atlantic também promoveu vendas mundiais de bem mais de três milhões e ajudou a levar a garagem do Reino Unido além de um fenômeno nacional (embora como um produto polido e suavizado em relação aos primórdios do estilo). As superestrelas norte-americanas Missy Elliott , Beyoncé e Usher se autodenominavam fãs, e naquele ano David ganhou três prêmios MOBO (Música de Origem Negra), embora tenha sido desprezado em cada uma das seis categorias do Brit Award para as quais foi indicado. Ele ganhou outro MOBO em 2001 como Melhor Artista do Reino Unido e também recebeu três prêmios Ivor Novello, mais um reconhecimento por essa mancha roxa nas composições.
Following My Intuition chegou em setembro de 2016 e liderou a parada de álbuns do Reino Unido. Quase exatamente um ano depois, David lançou "Heartline", a primeira prévia de seu sétimo álbum, e rapidamente seguiu com a colaboração da Bastille "I Know You", seu 13º hit no Top Ten do Reino Unido como artista principal. O álbum original, The Time Is Now , chegou em janeiro de 2018 com Blonde , Fraser T. Smith e Kaytranada entre os muitos colaboradores. Alcançou o número dois na parada de álbuns do Reino Unido. Após o single não-álbum de 2019, "When You Know What Love Is", David alcançou o Top 40 na Inglaterra com sua música "Who You Are", com participação de MNEK . A faixa foi o primeiro single lançado de seu oitavo álbum completo, 2022's 22 . Convidados adicionais no álbum incluíram Galantis , Nippa e Wretch 32 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário