Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Maxine Brown: Uma das melhores vocalistas de R&B

Ela começou a cantar quando criança

Em 1960 lançou o hit "All in My Mind"


Luís Alberto Alves/Hourpress

Embora nunca tenha tido muitos hits, Maxine Brown foi uma das vocalistas de soul e R&B mais subestimadas dos anos 60, durante o qual lançou uma série de singles para Nomar e Wand, com apenas algumas músicas - "All in My Mind", "Funny", "Something You Got", "Oh No Not My Baby" - conseguindo se tornar hits pop ou R&B. Apesar disso, Brown é reconhecida como uma das melhores vocalistas de R&B de seu tempo, capaz de entregar Soul, Jazz e Pop com igual aplomb.

Nascida em Kingstree, Carolina do Sul, Brown começou a cantar quando criança, cantando com dois grupos gospel baseados em Nova York quando era adolescente. Em 1960, ela assinou com a pequena gravadora Nomar, que lançou a balada smooth soul "All in My Mind" no final do ano. O single tornou-se um sucesso, subindo para o número dois nas paradas de R&B (número 19 pop), e foi rapidamente seguido por "Funny", que atingiu o número três. Brown estava prestes a se tornar uma estrela, e ela se mudou para a ABC-Paramount em 1962, mas deixou a gravadora dentro de um ano sem marcar nenhum sucesso. Ela assinou com a gravadora Wand, sediada em Nova York, em 1963.

Brown gravou seu melhor trabalho na Wand, tendo uma série de hits moderados para a gravadora nos próximos três anos. Entre elas estava a canção "Oh No Not My Baby", de Carole King/Gerry Goffin, que alcançou o 24º lugar nas paradas pop; "Vai ficar tudo bem"; e os duetos de Chuck Jackson "Something You Got", "Hold On I'm Coming" e "Daddy's Home". Parte da razão pela qual Brown não recebeu muita exposição é que a gravadora focou grande parte de sua atenção em Dionne Warwick, deixando Maxine Brown para trabalhar em semiobscuridade. Em 1969, ela deixou Wand e assinou com a Commonwealth United, onde teve os pequenos sucessos "We'll Cry Together" e "I Can't Get Along Without You". Em 1971, ela se mudou para a Avco Records, mas todas as suas gravações para a gravadora foram ignoradas e ela desapareceu ao longo da década.

"All in My Mind"

Maxine Brown-All in My Mind - YouTube

"Funny"

MAXINE BROWN - FUNNY - YouTube

"Oh No Not My Baby"

MAXINE BROWN - OH NO NOT MY BABY (LIVE 1968) - YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário