Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Amii Stewart: A versátil cantora de “Knock on Wood”

A maioria das capas dos discos de Amii é carregada de sensualidade



Luís Alberto Alves

 Amy 'Amii' Paulette Stewart nasceu em 1950. Cantora norte americana de Disco Music, Soul e Dance Pop, além de dançarina e atriz. Ficou famosa por causa do hit "Knock on Wood". Ela meia­irmã da atriz/cantora Miquel Brown.

 Seu nome artístico mudou para Amii porque já existia outra cantora assinando como Amy Stewart. Estudou na Universidade Howard, de Washington, mas logo saiu para assistir aulas de balé e dança moderna. Antes de entrar na Ariola Records, trabalhava de turismo de produção de palco de Bubbling Brown Sugar em 1975.

 Em Londres conheceu Barry Leng, produtor musical da Hansa Records. Usando a eletrônica, que na época não era alvo dos artistas de estúdio, Amii engatou a primeira marcha rumo ao sucesso. No final de 1977 estourou com o hit “You Really Touched My Heart”, composta por Leng e Simon May. O primeiro disco tinha cinco canções e três versões cover.

 O single inicial veio em cima da versão Disco Music, do sucesso de Eddie Floyd, em 1966, "Knock on Wood" que chegou aos primeiros lugares das paradas dos Estados Unidos em abril de 1979, rendendo Disco de Platina e indicação ao Grammy. Nesse mesmo ano repetiu a dose com o hit dos The Doors, “Light My Fire”.

 Mas o maior de seus sucessos é o hit “Friends”, de 1985. Autoria do músico italiano Mike Francis, arrebentou no Reino Unido e Filipinas. Desde 2001 ela trabalha como embaixadora da boa vontade para o Unicef, na Itália. . Dois anos depois estrelou o musical Lady Day, no papel de Billie Holiday, que escreveu e produziu.

 Em 2006 gravou o single de caridade “Love Song” para o Unicef em quatro idiomas. Retornou o dueto dois anos depois com Mike Francis na faixa  "Nothing Can Come Between Us". Continua em atividade na Itália, onde mora atualmente. Gravou 17 discos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário