Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Franz Waxman: O maestro que brilhou nos filmes de Hollywood das décadas de 30 a 60



Waxman estudou Música na Alemanha

Luís Alberto Alves

 Franz Waxman foi outro importante compositor, arranjador e maestro de trilha sonora da década de 1930 a 1960. Estudou Música em Berlim e Dresden, e ganhava a vida como pianista de boate. Após compor uma canção para o filme Lang Liliom (1933), carimbou o passaporte para Hollywood em 1934.

 Assinou contrato com a Universal e seu primeiro trabalho foi no filme A Noiva de Frankenstein (1935), grande clássico da comédia de humor negro. É dele também o hit para a película sentimental de Robert Taylor e Irene Dunne, Magnificent Obsession.

 No final da década de 1930 deixou diversas pérolas para o estúdio MGM, inclusive no badalado The Young In Heart, o primeiro filme a receber 11 indicações ao Oscar em que ele escreveu a trilha sonora. Nos anos de 1940 repetiu a dose, inclusive no The Philadelphia Story, em que Katharine Hepburn conheceu Spencer Tracy.

 Em 1947 criou a Waxman Festival de Música de Los Angeles, organização que introduziu novas obras de compositores clássicos e foi seu diretor até 1966. No começo da década de 1950 ganhou dois Oscars pelos filmes Sunset Boulevard (1950) e A Place In The Sun (1951). Nessa mesma época compôs canção para Dark City, filme que marcou a estreia de Charlton Heston em Hollywood. É outro mestre na arte de compor trilhas sonoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário