Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"


Radiografia da Noticia

O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland, as Pointer Sisters 

Desde então, elas lançaram vários outros álbuns completos, de Masterpiece Theatre (2000) a Electric Café (2018), enquanto permaneciam ativos nos palcos

En Vogue foi concebido e montado pelos produtores Denzil Foster e Thomas McElroy

Luís Alberto Alves/Hourpress

Junto com Boyz II Men , En Vogue estabeleceu o padrão para grupos vocais de R&B por mais de três décadas. Quando as mulheres estrearam em 1990 com um efeito deslumbrante no topo das paradas, elas atraíram comparações com as Supremes , embora Terry Ellis , Cindy Herron , Maxine Jones e Dawn Robinson compartilhassem os vocais principais e intencionalmente não designassem nenhuma cantora em particular como Diana Ross . 

O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland, as Pointer Sisters , pois elas se inspiraram em todas as eras do R&B com desvios estilísticos convincentes e um talento para relembrar o passado e soar atual ao mesmo tempo. En Vogue deixou sua marca com Born to Sing (1990), Funky Divas (1992) e EV3 (1997), álbuns de platina apresentando sucessos pop do Top Ten como "Hold On", "My Lovin' (You're Never Gonna Get It") e "Don't Let Go (Love)". Desde então, elas lançaram vários outros álbuns completos, de Masterpiece Theatre (2000) a Electric Café (2018), enquanto permaneciam ativos nos palcos.

En Vogue foi concebido e montado pelos produtores Denzil Foster e Thomas McElroy , ex-membros do Club Nouveau . Foster e McElroy queriam um grupo vocal que pudesse exalar sensualidade e inteligência, além de proficiência técnica, e como produtores, eles queriam material que fundisse tradições de R&B e girl group com ritmos contemporâneos de new jack swing. Os dois fizeram audições e decidiram se juntar a Cindy Herron (uma ex-Miss Black California), Maxine Jones e Dawn Robinson . Terry Ellis fez o teste mais tarde e fez do grupo um quarteto. Originalmente chamado de 4-U , eles apareceram pela primeira vez no álbum FM2 de Foster & McElroy de 1989 como Vogue, e então mudaram para En Vogue após saberem de outro grupo com o mesmo nome.

Grammy

Born to Sing , o álbum de estreia do En Vogue, apareceu em 1990 e foi a fonte de quatro grandes singles de sucesso. "Hold On", "Lies" e "You Don't Have to Worry" lideraram a parada de R&B da Billboard, enquanto "Don't Go" alcançou o número três. "Hold On" também cruzou e quase perdeu o topo da Billboard Hot 100. O lançamento original foi eventualmente certificado como platina e ganhou uma indicação ao Grammy na categoria de Melhor Performance de R&B por um Duo ou Grupo com Vocal. 

Entre os álbuns, Cindy Herron apareceu no filme Juice. O En Vogue retornou em 1992 com Funky Divas . A ampla gama de estilos do álbum, do pop e R&B ao rap, rock e reggae, foi elogiada na impressão e com um total de quatro indicações ao Grammy nas áreas de R&B, rock e vídeo. "My Lovin' (You're Never Gonna Get It)", "Giving Him Something He Can Feel" (escrita por Curtis Mayfield e originalmente interpretada por Aretha Franklin ), e a hard-rock "Free Your Mind" (cujo refrão citava George Clinton ) foram todas para o Top Ten pop, enviando o álbum ao status de multi-platina. En Vogue estava no Top Ten novamente em 1993, apoiando Salt-N-Pepa em seu hit "Whatta Man" — outra gravação indicada ao Grammy.

O terceiro álbum do En Vogue levou mais alguns anos para se materializar. Enquanto isso, eles participaram da gravação de "Freedom" para a trilha sonora de Panther e apareceram em Batman Forever . Terry Ellis lançou o álbum solo Southern Gal . O grupo está queimando "Don't Let Go (Love)", uma colaboração com Organized Noize , Andrea Martin e Ivan Matias , destacou a trilha sonora de Set It Off e se tornou um single número dois no início de 1997. 

Produtores

Em junho, eles lançaram EV3 , intitulado em referência ao seu lugar em sua discografia e à ausência de Robinson , que saiu durante as sessões do álbum e se juntou a Lucy Pearl . Uma mudança anunciada por "Don't Let Go (Love)" foi que os cantores expandiram sua rede de colaboradores; embora Foster e McElroy ainda estivessem intimamente envolvidos, cerca de metade do álbum foi feito com outros compositores e produtores, como Babyface , Diane Warren e David Foster . Assim como Funky Divas , EV3 chegou ao número oito na Billboard 200. "Whatever" e "Too Long, Too Gone" deram a eles seu décimo e 11º hits pop no Top 40.

 O quarto álbum, Masterpiece Theater , foi lançado em 2000. Apenas um single, "Riddle", foi lançado antes que o plugue fosse puxado em sua promoção. En Vogue foi informado após uma entrevista que eles tinham sido dispensados ​​por sua gravadora. Maxine Jones posteriormente partiu para cuidar de sua família e foi substituída em 2001 por Amanda Cole . Em 2002, En Vogue retornou com uma contribuição para a trilha sonora de Deliver Us from Eva e seu primeiro álbum de Natal, The Gift of Christmas , lançado por uma gravadora independente. 

Mudanças

Cole deixou o grupo em meados de 2003 para uma carreira solo. Em setembro daquele ano, o grupo reapareceu para uma pequena turnê europeia com Jones temporariamente no lugar de Cindy Herron (que tinha acabado de dar à luz) e Rhona Bennett como um novo membro. Bennett , Herron e Terry Ellis gravaram o quinto álbum de En Vogue, Soul Flower , lançado em 2004 com os singles "Losin My Mind" e "Ooh Boy" se saindo melhor na parada Adult R&B Airplay da Billboard. 

Os próximos anos foram marcados por inúmeras mudanças de formação, falsos começos, apresentações ocasionais e batalhas legais sobre obrigações contratuais e o nome do grupo. A formação que fez Soul Flower retornou em 2018 com Electric Café . Foster e McElroy continuaram como os principais parceiros dos cantores com Raphael Saadiq e Ne-Yo entre os outros colaboradores. O conjunto rendeu outro par de singles nas paradas com "Rocket" e "Reach 4 Me". Continuando a turnê na década de 2020, En Vogue também se apresentou como a cobra-rainha no The Masked Singer em 2022, o mesmo ano em que foram apresentados no single "Bring Back the Time" do New Kids on the Block .

Nenhum comentário:

Postar um comentário