Mya foi criada em Washington, DC e Maryland, onde teve aulas de dança e música quando criança. Depois de perder brevemente o interesse pela dança, ela voltou a ela na pré-adolescência e acabou se juntando à trupe de dança TWA (Tappers with Attitude). Ela deixou o grupo depois de um curto período e foi para Nova York para estudar no Dance Theatre of Harlem com Savion Glover , mais conhecido como o coreógrafo/cérebro do espetáculo da Broadway Bring in da Noise, Bring in da Funk. Sua paixão pela improvisação fez dela uma das favoritas de Glover , que a fez se apresentar solo no Kennedy Center.
Acordo
Embora Mya fosse mais conhecida como dançarina, ela também tinha inclinações musicais. Durante a infância, ela aprendeu a cantar e tocar violino. Quando seu pai, um músico profissional, descobriu que sua filha sabia cantar e estava pensando seriamente em seguir uma carreira musical, ele comprou fitas demo. As gravações eventualmente ganharam a atenção de Haqq Islam , presidente da University Music. Impressionado com a audição de Mya, Islam posteriormente fechou um acordo com a grande gravadora Interscope.
Mya e Interscope passaram o ano seguinte trabalhando em seu álbum de estreia autointitulado, contratando uma lista impressionante de colaboradores que incluía Babyface , Diane Warren , Wyclef Jean , Missy Elliott e Sisqó e Nokio de Dru Hill . O resultado, lançado em abril de 1998, foi um suave ciclo de canções R&B sobre amor e crescimento. Os dois primeiros singles, "It's All About Me" e "Movin' On", alcançaram o Top Five da parada de R&B da Billboard e levaram o álbum ao status de platina. Dois anos depois, Fear of Flying , que contou com colaborações com Lisa "Left Eye" Lopes e Jadakiss , bem como um punhado de faixas feitas com Robin Thicke pré-famoso , chegou com uma colocação no Top 20 da Billboard 200.
Seu maior O hit foi "Case of the Ex", um dos primeiros sucessos do produtor emergente Tricky Stewart , mas foi ofuscado no início do ano seguinte por "Lady Marmalade", gravada com Lil' Kim , Christina Aguilera e P!nk para a trilha sonora de Baz. Moulin Rouge de Luhrmann . A capa colorida do clássico de LaBelle alcançou o topo da Billboard Hot 100 e ganhou o Grammy de 2002 na categoria de Melhor Colaboração Pop com Vocais. Também em 2002, Mya apareceu como prisioneira de uma linha de assassinos em Chicago.
Um trio de EPs relativamente enraizados no R&B - With Love , Sweet XVI e Love Elevation Suite - foi lançado em 2014 e 2015. No Dia dos Namorados de 2016, Mya lançou seu sétimo LP, Smoove Jones , que recebeu uma indicação de Melhor Álbum de R&B no o 59º Grammy Awards. No ano seguinte, ela lançou os singles "Ready for Anything" e "Ready, Pt. II", que apareceram em seu oitavo álbum, TKO , lançado em abril de 2018. No ano seguinte, Mya se juntou à estrela do dancehall Ding Dong para o animado single “Handsfree”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário