Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Lauryn Hill, outra pedra preciosa da Black Music


Radiografia da Notícia

Após seu sucesso, Hill era uma espécie de enigma, sua produção gravada limitada a um set ao vivo

Criada em South Orange, Nova Jersey, Hill passou sua juventude ouvindo a coleção de discos multigêneros e multigeracionais de seus pais

Mas com o lançamento multi-platina de 1996, The Score , os Fugees se tornaram uma das bandas de rap mais proeminentes

Luís Alberto Alves/Hourpress

Lauryn Hill rompeu com o grupo multi-platina e vencedor do Grammy The Fugees , mas com sua estreia solo em 1998, The Miseducation of Lauryn Hill , a cantora, compositora, rapper e produtora se estabeleceu como uma força criativa por conta própria. Ela integrou com sucesso rap, soul e reggae em um som singular. Eclético, edificante e poderoso, o álbum foi frequentemente citado por artistas mais jovens como uma pedra de toque. Após seu sucesso, Hill era uma espécie de enigma, sua produção gravada limitada a um set ao vivo, aparições dispersas em compilações e um punhado de colaborações. O desencanto com a indústria do entretenimento, juntamente com questões legais e performances erráticas, não diminuíram o impacto do seu trabalho dos anos 90.

Criada em South Orange, Nova Jersey, Hill passou sua juventude ouvindo a coleção de discos multigêneros e multigeracionais de seus pais. Ela começou a cantar muito cedo e conseguiu papéis menores na televisão (As the World Turns) e no cinema (Sister Act II: Back in the Habit). Sua participação intermitente nos Fugees começou aos 13 anos de idade, mas foi frequentemente interrompida tanto pelos shows de atuação quanto por sua matrícula na Universidade de Columbia. 

Depois de desenvolver seguidores na área dos três estados, o primeiro lançamento do grupo - o muito elogiado, mas desigual, álbum de 1994, Blunted on Reality - foi um fracasso e quase causou o rompimento. Mas com o lançamento multi-platina de 1996, The Score , os Fugees se tornaram uma das bandas de rap mais proeminentes com a força dos singles de sucesso "Killing Me Softly", "Ready or Not" e "No Woman, No Cry".

Outono

Hill seguiu em agosto de 1998 com The Miseducation of Lauryn Hill , seu primeiro lançamento solo. Além de um cover de "Can't Take My Eyes Off You", popularizado por Frankie Valli , cada música foi escrita ou co-escrita por Hill. Ela também foi creditada pelo arranjo e produção de todo o álbum, que foi impregnado de sua formação old-school, tanto musicalmente (a canção ao estilo da Motown de "Doo Wop [That Thing]") quanto liricamente (a nostálgica "Every Ghetto , todas as cidades"). À medida que Miseducation começou um longo reinado nas paradas durante a maior parte do outono e inverno de 1998, Hill se tornou um ícone da mídia nacional, à medida que revistas que iam de Time a Esquire a Teen People competiam para colocá-la na capa. 

No final do ano, com o álbum no topo das listas dos melhores, ela estava sendo creditada por sua participação na assimilação do Hip-Hop no mainstream. O impulso culminou no Grammy Awards de fevereiro de 1999, durante o qual Hill levou para casa cinco troféus de suas 11 indicações, incluindo Álbum do Ano, Melhor Artista Revelação, Melhor Performance Vocal Feminina de R&B, Melhor Canção de R&B e Melhor Álbum de R&B - o mais sempre para uma mulher. Pouco depois, ela lançou uma turnê nacional muito elogiada com os rappers OutKast de Atlanta .

Hill continuou moldando sua carreira solo, embora tenha enfrentado alguns obstáculos significativos. Ela enfrentou uma ação judicial de músicos que alegaram que lhes foi negado todo o crédito por seu trabalho em Miseducation – uma questão que acabou sendo resolvida fora dos tribunais. Depois que alguns projetos de filmes fracassaram, ela se retirou do cenário musical enquanto criava sua família e atribuiu parcialmente seu hiato ao fato de se sentir muito comprometida. 

Ano

O disco duplo MTV Unplugged No. 2.0 apareceu em maio de 2002 e documentou uma performance crua e profundamente pessoal. Ele estreou no número três, mas rapidamente caiu na Billboard 200. Durante os anos seguintes, suas gravações e performances foram raras e erráticas, com destaque para uma reunião dos Fugees para a Block Party de Dave Chappelle. Em 2013, ela passou quase três meses na prisão por evasão fiscal, mas tornou-se mais ativa após a sua libertação. No ano seguinte, a versão em inglês do documentário sueco Concerning Violence foi lançada com Hill como narradora. Ela foi produtora executiva e gravou seis músicas para o lançamento de 2015, Nina Revisited: A Tribute to Nina Simone , incluindo interpretações de "Feeling Good" e "Black Is the Color of My True Love's Hair".

Nenhum comentário:

Postar um comentário