Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Gary Wright: A voz do hit “Dream Weaver”


 Da Broadway para o sucesso

Luís Alberto Alves/Hourpress

Mais intimamente associado ao seu sucesso atmosférico de 1976, "Dream Weaver", o cantor Gary Wright nasceu em 26 de abril de 1943 em Creskill, NJ; um ex-ator infantil que apareceu na Broadway em uma produção de Fanny, ele liderou várias bandas de rock locais durante seus anos de Ensino Médio antes de voltar sua atenção para a psicologia, completando seus estudos em Berlim na Universidade Frei. 

Em 1967, a banda de Wright, o New York Times, abriu para o Traffic , chamando a atenção do chefão da Island Records , Chris Blackwell , que por sua vez apresentou o cantor aos membros da banda Art ; mudando para Londres, Wright se juntou à banda, logo renomeada Spooky Tooth e mais tarde emergindo entre as principais bandas de Hard Rock do Reino Unido. 

Quando o Spooky Tooth se desfez temporariamente em 1970, Wright abandonou o navio para formar o Wonderwheel , tocando teclados em All Things Must Pass de George Harrison ; os dois acabaram se tornando amigos íntimos e colaboradores, juntos fazendo uma viagem à Índia que inspirou os temas místicos dos esforços solo subsequentes de Wright. 

Tecnologia

Ele retornou ao Spooky Tooth em 1973, mas quando a banda se dissolveu novamente no ano seguinte, ele voltou à sua carreira solo, marcando seu maior sucesso com The Dream Weaver de 1975.; tanto a faixa-título quanto "Love Is Alive" alcançaram o número dois nas paradas pop da Billboard, e o álbum - um dos primeiros criados exclusivamente através da tecnologia de sintetizador - alcançou o status de platina. 

Seguintes, incluindo Light of Smiles , Touch and Gone de 1977 e Headin' Home de 1979 não conseguiram repetir o sucesso de The Dream Weaver , no entanto, e em 1981 Wright alcançou seu sucesso final nas paradas com "Really Wanna Know You", de The Right Lugar . 

A partir daí, ele compôs uma série de trilhas sonoras para filmes, incluindo Fire and Ice , de 1985 , que liderou as paradas alemãs; O primeiro álbum solo de Wright em sete anos, Who Am I, contou com contribuições de grandes nomes clássicos indianos Lakshmi Shankare L. Subramânio. Em 1991, ele refez "Dream Weaver" para a trilha sonora da comédia de sucesso Wayne's World, e em 1995 lançou seu primeiro trabalho de world music, First Signs of Life . O Human Love veio cinco anos depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário