Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 31 de março de 2022

Ibibio Sound Machine: A união da era de ouro do Funk e Disco Music

 

Tomou a cultura do clube de surpresa com sua estreia

O álbum abriu as portas para turnês internacionais


Luís Alberto Alves/Hourpress

 O quente  de música ao vivo Ibibio Sound Machine, com sede em Londres, combina sons inspirados na mesma medida pela era de ouro do Funk e Disco da África Ocidental, pós-punk e eletro moderno. A banda foi iniciada pelos produtores Max GrunhardLeon Brichard e Benji Bouton, todos entusiastas de grooves africanos dos anos 70 e 80. O grupo, liderado pelo vocalista inglês-nigeriano Eno Williams, tomou a cultura do clube de surpresa com sua estreia autointitulada de 2014 pelo Soundway. Apoiado por uma série de DJs influentes, incluindo Gilles Peterson, o álbum abriu as portas para turnês internacionais. A ISM assinou contrato com a Merge for 2017's Uyai, adicionando elementos de pós-punk à colisão de gênero. Eles seguiram com o raivoso Doko Mien de 2019. 2022's Electricity justtaposed mutant afrobeat, Funk, e post-punk sons com eletrônica de ponta.

Este trio começou a criar faixas de bateria em torno da voz do vocalista Eno Williams. Apesar de nascida em Londres, ela era uma cidadã britânica de primeira geração de origem nigeriana. A mãe de Williams, cuja língua nativa era Ibibo, contou inúmeras histórias populares e infantis de sua própria herança para sua filha, e Williams elaborou letras dessas fontes e casou-se com temas modernos. Após a criação das faixas rítmicas, os três produtores primeiro recrutaram a lenda da guitarra ganesa Alfred "Kari" Bannerman (da banda Konkoma), o percussionista brasileiro Anselmo Netto e os sintetizadores Tony Hayden e Scott Baylis como forma de ilustrar o canto de Williams.

Embora suas inspirações sejam de tempos anteriores, a abordagem da Máquina de Som Ibibio é claramente moderna; a música da banda tem igual apelo no palco e no disco. Seu primeiro single, "Let's Dance", foi lançado pela Soundway em janeiro de 2014, e se tornou um sucesso de pista de dança em clubes londrinos. Foi seguido por um álbum autointitulado em março. Em 2016, o grupo apareceu na compilação Beating Heart: Malawi junto com artistas como Luke Vibert e Machinedrum.

Singles

No mesmo ano, a banda assinou contrato com a indie rock Merge Records. Seu segundo álbum, Uyai, chegou à gravadora em 2017; ele atingiu o número seis na parada world album. Depois de uma turnê global em 2018, durante a qual o EP Eiyo e o single "Basquiat" foram lançados, o octet lançou mais três singles lançados pela internet em "Tell Me", "Want to Come Down" e "Guess We Found a Way" antes de lançar seu terceiro álbum, Doko Mien, em março de 2019 e pegar a estrada para uma turnê internacional.

Depois de cortar seus shows ao vivo curto devido à pandemia COVID-19, Ibibio Sound Machine ressurgiu em março de 2022 com a Electric. Embora eles sempre tenham empregado eletrônicos, eles os colocaram na vanguarda da produção, em uma mistura dissonante de Afrobeat, post-new wave disco, e mutante pós-punk. O octeto saiu da organização pela primeira vez; eles recrutaram Hot Chip como produtores e tecladistas, juntamente com Michael Rendall, e o programador de bateria Peter Matson.

 

Protection From Evil 


 Ibibio Sound Machine


All That You Want

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário