Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quinta-feira, 17 de março de 2022

E já faz 24 anos sem Tim Maia...

 Agonia durou alguns dias, até o triste desfecho final

Antes de Tim Maia nenhum cantor brasileiro ousava fazer os arranjos típicos da Soul Music


Luís Alberto Alves/Hourpress

Em 15 de março de 1998, o Brasil perdia o talento de Tim Maia. Famoso por faltar a shows, por coincidência morreu trabalhando quando subiu ao palco, no dia 8 daquele mês, do  teatro municipal de Niterói (RJ) para fazer o que mais gostava: cantar! Chegava ao fim a carreira brilhante de um dos gigantes da Black Music do Brasil.

Antes de Tim Maia nenhum cantor brasileiro ousava fazer os arranjos típicos da Soul Music, intercalando naipe de instrumentos de sopros nas pausas de silêncio e claro, e canções dançantes. Como poucos, Tim Maia pegava letras simples e transformava em pérolas com ricos arranjos de metais, teclados e cordas, além de vocais, bem ao estilo das bandas e cantores negros dos Estados Unidos.

Desde o dia que gravou um compacto simples (disco de vinil com uma música de cada lado) ao lado de Elis Regina, com o hit “Thease are the songs”, a vida dele se transformou. A partir dai colecionou inúmeros sucessos e polêmica. Quando afrontado pela ditadura das gravadoras, soltava os cachorros para cima de diretores que desconheciam o universo musical, apenas o dinheiro entrando no cofre.

Bronca

Os shows ao vivo de Tim Maia eram memoráveis. Mesmo gordo e com manchas escuras no rosto (sinais típicos de diabetes), exercia forte fascínio sobre as adolescentes e jovens. Todas queriam subir ao palco para beijá-lo. Para alimentar a fogueira, as chamava de princesas. Nunca se cansava de dar bronca em seus músicos, da supercompetente Banda Vitória Régia.

Caso Tim Maia não tivesse sido deportado dos Estados Unidos na primeira metade da década de 1960, para onde foi em 1959 tentar sorte, e ali fixasse residência fixa, o seu talento iria atravessar fronteiras, apoiado no marketing musical que as gravadoras norte-americanas sabem fazer tão bem. Mesmo assim, deixou a sua marca na história dos grandes artistas.

 Último show de Tim Maia

Tim Maia - Último Show - Niterói, 1998 - YouTube

"Eu gostava tanto de você"

Tim Maia - Gostava Tanto de Voce - 1997 - YouTube

"Primavera"

Primavera (Vai Chuva) - YouTube

"Do Leme ao Pontal"

Tim Maia - Do Leme ao Pontal (Ao Vivo) - YouTube

"Telefone"

Tim Maia - Telefone (Ao Vivo) - YouTube

"Thease are the song"

These are the songs Elis Regina e Tim Maia - YouTube




Nenhum comentário:

Postar um comentário