Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Johnny Clegg: Músico que formou a primeira banda multirracial da África do Sul



Luís Alberto Alves

Juntamente com Sipho Mchunu,  músico Zulu que veio para Joanesburgo em busca de trabalho, Johnny Clegg formou a primeira banda multirracial da África do Sul, Juluka. Nos sete anos que eles estavam inicialmente juntos, a banda ganhou dois  Discos de Platina e cinco  de Ouro e se tornou sucesso internacional.

Seguindo dissolução do grupo em 1986, Clegg continuou a misturar música Africana com influências europeias pop com a banda Savuka. Reunido com Mchunu em meados dos anos 90, Clegg reformou Juluka e viajou por todo o mundo como atração de abertura para King Sunny Ade.

 Nativo de Lancashire, Inglaterra, Clegg mudou para a África ainda jovem. Embora  temporariamente viveu no Zimbabwe e Zâmbia, que acabaram por se instalar na África do Sul com sua família. Começando a tocar guitarra aos 14 anos de idade, Clegg foi apresentado à música sul-Africana, quando ouviu um músico de rua, Mntonganazo Mzila.

 Encantado com o que ouviu, Clegg tornou-se aprendiz de Mzila por dois anos, para aprender o básico de Zulu música e dança Inhlangwini. Logo após a reunião Sipho Mchunu e formando Juluka, Clegg gravou seu primeiro single, "Waza Friday." Embora o preconceito racial na África do Sul impediram seu primeiro álbum, Universal Man, de estourar nas rádios, o álbum se tornou um sucesso no boca-a-boca.

Seu segundo disco, African Litany, lançado em 1981, incluiu o hit Sul-Africano "Impi." Dois anos mais tarde, Juluka atraiu a atenção internacional para seus Scatterlings álbum.

 O clima político da África do Sul começou a produzir os seus efeitos sobre o grupo em meados dos anos 80. Em 1985, Clegg e Mchunu separados, com Mchunu retornando à sua terra natal para trabalhar em sua fazenda. A segunda banda de Clegg, Savuka, que tomou seu nome da palavra zulu que significa "nós têm aumentado" ou "nós têm despertado", tomou uma abordagem mais pop-minded a música Africano.

O álbum de estreia do grupo, Third World Child, vendeu mais de 2 milhões de cópias. Seguindo seu segundo álbum, Shadow Man, Savuka embarcou em uma turnê mundial, abrindo shows para Steve Winwood nos Estados Unidos e George Michael no Canadá.
 Savuka atingiu o auge com o seu quarto álbum de 1993, Heat, Dust and Dreams, indicado para  um Grammy na categoria Melhor World Music e recebeu um prêmio de música Billboard como Melhor Álbum de World Music.


Clegg reuniu-se com Mchunu em meados dos anos de 1990 para excursionar e gravar sob o nome Juluka, em seguida, virou-se para trabalho solo no final daquela década. Ele voltou ao estúdio no novo milênio para completar o CD New World Survivor, lançado em 2002. Soltou outros discos. Em 2013 gravou um álbum ao vivo, Best, e no ano seguinte veio com o CD Unplugged.

Nenhum comentário:

Postar um comentário