Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

terça-feira, 14 de julho de 2015

Blackstreet: O grupo vocal fundado por Teddy Riley




Grupo marcou os vocais da década de 1990


Luís Alberto Alves

 O grupo foi um dos principais conjuntos vocal na década de 1990. Fundado por Teddy Riley, cantor, produtor e pioneiro do New Jack Swing, após sair do seminal Trio Guy. Riley já tinha pensado em centrar fogo na carreira de produção, quando trabalhou para Wreckx-N-Effect, Bobby Brown, Michael Jackson e SWV.

 Seus planos resultaram na formação do Blackstreet em 1991, incluindo os vocalistas Chauncey “Black” Hannibal, Levi Little e Joe Stonestreet, além de Riley. Antes de sair o primeiro CD, Stonestreet perdeu lugar para Dave Hollister, que saiu na Primavera de 1994.

 Explodiram nas paradas com o hit “Before I Let You Go”, ganhando Disco de Platina, sem fazer muita promoção. Lançaram mais dois singles do álbum: “Booti Call” e “Joy”, também sucessos. Mesmo assim Hollister saiu para carreira solo e Little pulou do barco, abrindo caminho Mark Middleton e Eric Williams.

 Os próximos CDs definiram o cenário para uma linha Pop ao grupo em 1996. É desta época o single: “No Diggity”, com a participação de Dr. Dre. Durante um mês ficaram no topo das paradas de sucesso, ganhando um Grammy de Melhor Vocal R&B por um Duo ou Grupo. Venderam 4 milhões de cópias.

  O follow-up do single, "Do not Leave Me", foi outro grande sucesso, ajudando os meninos a aparecerem com Jay-Z de “The City Is Mine”, juntando forças com Mya e Mase para êxito “Take Me There”, da trilha sonora Rugrats.

 Nessa levada, Middleton saiu do grupo para apostar em trabalho próprio, abrindo vaga para Terrell Phillips. O terceiro CD saiu em 1999, destacando a faixa “Take Me There” e diversos convidados. Infelizmente as tensões dentro da banda e gravadora Interscope Records contribuiram para o racha entre Hannibal e Riley, selando o fim dos Blackstreet.

 A briga rendeu processo contra Riley exigindo pagamento de US$ 2 milhões, mas uma conversa de bastidor com Hannibal mudou o rumo da história. Em 2000 ele gravou CD ao lado de Guy e passou a trabalhar para lançamento de disco solo.

 Em dúvida se o grupo tinha mesmo acabado, planejou outro CD ao lado de Hannibal, Middleton e Williams. O projeto de álbum solo virou reunião dos Blackstreet, virando o CD Level II, gravado em 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário