Postagem em destaque

@BlackMusicWorld: Isley Brothers, a banda que lançou Jimi Hendrix

Luís Alberto Alves/Hourpress     Rudolph, sentado de chapéu, o lider da banda Isley Brothers que revelou Jimi Hendrix como guitarrista, o vo...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Warren Smith: Cantor e guitarrista da nitroglicerina "So Long I´m Gone"


Warren Smith é do Mississippi
 Luís Alberto Alves

 Warren Smith é conhecido como excelente cantor de Rock e Country, além de bom guitarrista. Nascido no Mississippi conheceu as dores da separação dos pais ainda criança. Acabou criado pelos avós. Na época de Serviço Militar na Força Aérea pegava a guitarra para espantar o sono. Ao sair da Aeronáutica decidiu abraçar a música.

 Mudou para o Arkansas e ali fez teste num night club. O guitarrista Stan Kessler tocava naquele local e percebeu o potencial de Smit. Foi apresentado na Sun Records (a gravadora que descobriu Elvis Presley). O dono Sam Philips gostou do som dele e o mandou gravar o hit “Rock & Roll Ruby”, de Johnny Cash. O hit explodiu nas paradas. Vendeu mais discos do que os primeiros lançamentos de Elvis, Johnny Cash e Carl Perkins.

 Em agosto de 1956 voltou aos estúdios para lançar “Ubangi Stomp”. No lado B do disco soltou o hit “Black Jack David”. Para alguns é uma das mais antigas canções no estilo Rock. Não vendeu bem. No ano seguinte veio com “So Long I´m Gone”, composta por Roy Orbison. Entrou para história como maior sucesso de Smit.

 A Sun Records não tinha grana para promover Smith, pois precisava apoiar também Jerry Lee Lewis no hit “Whole Lotta Shakin´Goin On”. Smith continuou na gravadora, no estilo hoje conhecido como Rockabilly, incluindo versão remake de Slim Harpo “Got Love If Your Want It”, gravada em 1957. No final de 1958 fez outro remake, de “Sweet Sweet Girl”, considerada bem comercial pela Billboard, mas vendeu poucos discos.

 Tempos depois saiu da Sun Records. Em 1959 fixou moradia na Califórnia, perto de Johnny e Vivian Cash. No início de 1960 entrou na Liberty Records e sentiu o gosto do sucesso com o hit “Odds and Ends, Bits and Pieces”. Até 1965 lançou vários álbuns que explodiam nas paradas. No auge sofreu grave acidente e seu contrato com a Liberty chegou ao fim.

 Tentou reiniciar a carreira em selos menores para chegar depois à Mercury Records, mas a dependência em remédios e álcool o prejudicou. Para complicar ficou 18 meses preso por se envolver com drogas e roubo numa farmácia. Saiu e continuou na luta para alavancar a carreira. Em 1977, convidado para apresentação no Rainbow Theatre de Londres, acabou surpreendido por calorosos aplausos. Ganhou vigor e no retorno aos Estados Unidos emendou diversas turnês. Infelizmente três anos depois sua carreira estacionou ao morrer de ataque cardíaco aos 47 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário