Postagem em destaque

Morre Jimmy Cliff, grande talento do Reggae

  Radiografia da Notícia *  O carisma de Cliff no filme pode ter sido sua contribuição mais visível para tornar o Reggae conhecido no mundo ...

segunda-feira, 21 de julho de 2025

Sister Rosetta Tharpe, a "mãe" do Rock


Luís Alberto Alves/Hourpress

A aclamada Sister Rosetta Tharpe está entre as maiores cantoras gospel santificadas de sua geração; uma artista extravagante cuja música frequentemente flertava com o Blues e o Swing, ela também foi um dos talentos mais controversos de sua época, chocando os puristas com sua entrada no mercado secular. Tocando em casas noturnas e teatros, ela impulsionou a música espiritual para o mainstream e ajudou a desbravar a ascensão do Pop-Gospel.

Tharpe nasceu em 20 de março de 1915, em Cotton Plant, Arkansas; filha de Katie Bell Nubin , uma missionária viajante e pregadora da tradição gospel clássica conhecida em todo o circuito como "Mother Bell", ela era um prodígio, dominando o violão aos seis anos de idade. Ao mesmo tempo, frequentava convenções da Holiness ao lado de sua mãe, interpretando canções como "The Day Is Past and Gone" e "I Looked Down the Line".

Ela é considerada uma das "mães" do rock já no início da década de 1940, antes de Fat Domino gravar o primeiro deste gênero musical em 1948. Dez anos antes, Tharpe já tinha gravado ""Rock Me", que estourou nas paradas. Tharpe também tornou famoso o hit "Down by the Riverside", que Trini Lopez regravou no início da década de 1960. Sofreu AVC em 1970 e faleceu em 1973.


Nenhum comentário:

Postar um comentário