Postagem em destaque

Morre Jimmy Cliff, grande talento do Reggae

  Radiografia da Notícia *  O carisma de Cliff no filme pode ter sido sua contribuição mais visível para tornar o Reggae conhecido no mundo ...

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Shuggie Otis, outro grande nome da Black Music dos EUA


Radiografia da Notícia

* Outra favorita de Otis, "Inspiration Information", recebeu bastante atenção nas rádios de Chicago 

Otis escreveu "Strawberry Letter 23" para sua namorada, que usava papel com aroma de morango para suas cartas

* Esteve ausente da cena musical por décadas, alcançou renome renovado e uma nova geração de fãs

Luís Alberto Alves/Hourpress

O guitarrista, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista Shuggie Otis pode não ser um nome conhecido, mas sua "Strawberry Letter 23" está em inúmeras coleções de discos. O cover da música, feito pelos Brothers Johnson, vendeu mais de 1 milhão de cópias, alcançando o primeiro lugar na parada R&B e o quinto lugar na parada pop da Billboard no verão de 1977. A música estava no LP " Right on Time" , que foi disco de platina, vendendo mais de 1 milhão de cópias, mantendo o primeiro lugar na parada R&B por três semanas e chegando ao décimo terceiro lugar na parada pop na primavera de 1977. 

Otis escreveu "Strawberry Letter 23" para sua namorada, que usava papel com aroma de morango para suas cartas. Outra favorita de Otis, "Inspiration Information", recebeu bastante atenção nas rádios de Chicago e outros mercados, chegando ao número 56 nas paradas de R&B no início de 1975. Além disso, Otis, que esteve ausente da cena musical por décadas, alcançou renome renovado e uma nova geração de fãs depois que Luaka Bop relançou seu álbum clássico Inspiration Information em 2001.

Nascido Johnny Otis Jr. em 30 de novembro de 1953, em Los Angeles, Califórnia, o formidável talento musical de Otis se manifestou desde cedo. Ele iniciou sua carreira profissional por volta de 1965. Tocou um solo de guitarra no hit R&B número 29 de seu pai, Johnny Otis , de 1969, "Country Girl", lançado pela Kent Records. Suas habilidades com a guitarra eram tão apuradas que, na adolescência, ele precisava usar óculos escuros e aplicar estrategicamente tinta preta entre o nariz e a boca para parecer ter idade suficiente para se apresentar em casas noturnas com o pai.

CBS

Assinando com a CBS Records, Otis começou a gravar faixas virtuosas de R&B/blues da Costa Oeste, com guitarras virtuosas. Seu primeiro LP foi "Al Kooper Introduces Shuggie Otis", pela CBS. Johnny Otis produziu "Here Comes Shuggie Otis" , de 1970 , lançado pelo selo Epic Records, da CBS. " Freedom Flight", de Otis , foi lançado em setembro de 1971 e incluía a versão original de "Strawberry Letter 23", a comovente "Someone's Always Singing", "Ice Cold Daydream" e a blueseira "Me and My Woman", coescrita por Otis e Gene Barge (conhecido principalmente por sua associação com a Chess Records, Chuck Willis e Natalie Cole ).

Seu LP " Inspiration Information" foi lançado em outubro de 1974, com Otis tocando todos os instrumentos em faixas de R&B com toques de jazz e latinos. O LP foi um dos primeiros lançamentos a apresentar a caixa de ritmos eletrônica, então comumente encontrada em órgãos. Além de "Inspiration Information", o LP incluía a sutil "Sparkle City", a doce balada "Outtamihead" e a exuberante e carregada de cordas "Island Letter", que era o lado B de "Inspiration Information".

George Johnson, dos Brothers Johnson, estava namorando uma das primas de Otis, que deu a Johnson uma cópia de Freedom Flight . Imediatamente, ele gostou de "Ice Cold Daydream" e "Strawberry Letter 23". Esta última música foi tocada no casamento de seu irmão Louis Johnson durante a marcha nupcial. Louis sugeriu a música ao produtor deles, Quincy Jones, para uma faixa do álbum. O complexo solo de guitarra da faixa foi tocado por Lee Ritenour . 

Filho

A versão dos Brothers Johnson é bem próxima da original de Otis. Mais tarde, nos anos 90, Otis tocou com sua própria banda pelo norte da Califórnia e fez extensas turnês. Seu filho, Lucky Otis , tocou baixo com a banda de Johnny Otis . Shuggie Otis é destaque no livro Alligator Records Presents West Coast Blues, lançado em agosto de 1998 pela editora Hal Leonard, de Milwaukee, Wisconsin.

Otis tocou ao vivo, mas não gravou com seu próprio nome por quase duas décadas. Live in Williamsburg , seu primeiro álbum ao vivo, foi gravado durante sua turnê de retorno no Music Hall of Williamsburg, no Brooklyn, Nova York, em 2013, e lançado um ano depois. 

Sua próxima data de estúdio foi gravada quase cinco anos depois para Cleopatra. Intitulado Inter-Fusion , o set contou com Otis liderando um quarteto cujos membros incluíam o baterista Carmine Appice ( Vanilla Fudge , Beck, Bogert & Appice ), o baixista Tony Franklin ( the Firm , Roy Harper ) e o tecladista/produtor Kyle Hamood (Them Guns) em um programa principalmente instrumental de originais. Precedido por um vídeo de estúdio, o álbum foi lançado em abril de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário