Postagem em destaque

Morre Jimmy Cliff, grande talento do Reggae

  Radiografia da Notícia *  O carisma de Cliff no filme pode ter sido sua contribuição mais visível para tornar o Reggae conhecido no mundo ...

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Sly & The Family Stone e o grande sucesso "Everyday People"


Radiografia da Notícia

Stone se desiludiu com os ideais que pregava em sua música

* Faleceu em 9 de junho de 2025. Ele tinha 82 anos

Os arranjos da Family Stone eram engenhosos, repletos de vocais de grupo inesperados, ritmos sincopados

Luís Alberto Alves/Hourpress

Sly & the Family Stone aproveitou todas as tendências musicais e sociais díspares do final dos anos 60, criando uma fusão selvagem e brilhante de Soul, Rock, Psicodelia e Funk que rompeu barreiras sem hesitar. Liderada por Sly Stone , a Family Stone era composta por uma mistura interracial de homens e mulheres, tornando-se a primeira banda totalmente integrada da história do rock. Juntamente com James Brown , eles trouxeram o Hard Funk para o mainstream e o fizeram com comentários sociopolíticos. 

Os arranjos da Family Stone eram engenhosos, repletos de vocais de grupo inesperados, ritmos sincopados, instrumentos de sopro impactantes e melodias pop. Sua música era alegre, como exemplificado pelos sucessos pop número um "Everyday People" e "Thank You (Falettinme Be Mice Elf Agin)", mas com o fim dos anos 60, os bons tempos também chegaram. 

Stone se desiludiu com os ideais que pregava em sua música, tornando-se viciado em drogas no processo. Sua música gradualmente se tornou mais lenta e sombria, culminando em There's a Riot Going On , de 1971, um álbum que liderou as paradas e ditou o ritmo do Funk com seu baixo elástico, vocais arrastados e postura militante do Black Power. 

Versões

Stone conseguiu lançar mais um clássico, Fresh , de 1973 , antes que seus vícios o esgotassem de seus talentos outrora prodigiosos. No entanto, sua música continuou a fornecer o modelo básico para o Funk, o R&B contemporâneo e até mesmo o hip-hop até os anos 90. Sly & the Family Stone foi introduzido no Hall da Fama do Rock & Roll em 1993. Três décadas depois, Stone foi tema do documentário Sly Lives! (também conhecido como o Fardo do Gênio Negro).

 Ele fez algumas apresentações ao longo dos anos seguintes. Em 2011, Stone lançou I'm Back! Family & Friends , apresentando novas versões de material vintage com participações de nomes como Bootsy Collins , Ann Wilson e Jeff Beck . Uma coletânea que coincidiu com o filme combinou sucessos, mixagens e versões alternativas, remixes e raridades. Após anos convivendo com uma variedade de problemas de saúde, particularmente doenças pulmonares, Sly Stone faleceu em 9 de junho de 2025. Ele tinha 82 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário