Reportagens com clipes descrevendo histórias de artistas famosos,
principalmente de intérpretes da Black Music, além de destacar a importância do Blues no Showbiz.
Radiografia da Noticia * O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland, as Pointer Sisters * Desde ent...
terça-feira, 27 de junho de 2023
Grande show de Bill Laurance & The Untold Orchestra Live at London J...
Luís Alberto Alves/Hourpress
Radiografia da Notícia
*Laurance começou a ter aulas de piano ainda jovem e acabou se interessando por Jazz
* Foi na universidade que ele conheceu o baixista Michael League
* Por conta própria, Laurance trabalhou com vários artistas
O pianista, compositor, arranjador e produtor britânico Bill Laurance cria jazz e música eletrônica profundamente atmosféricos e que cruzam gêneros. Membro fundador do coletivo vencedor do Grammy Snarky Puppy , Laurance surgiu para ser aclamado em meados dos anos 2000. Como artista solo, ele explora uma marca de música instrumental com textura sonora, misturando piano com sintetizadores analógicos e eletrônicos como em Flint de 2014, Aftersun de 2016 e Cables de 2019 . Ele também lidera seu trio, como no Live at Ronnie Scott's de 2020 e gravou com a WDR Big Bande a Untold Orchestra de Manchester. Seu primeiro álbum de piano acústico totalmente solo foi lançado em 2023.
Nascido em 1981 e criado no norte de Londres, Inglaterra, Laurance começou a ter aulas de piano ainda jovem e acabou se interessando por Jazz, incluindo as tradições do swing e do ragtime. Na adolescência, ele fazia shows em pubs locais. Após o Ensino Médio, ele frequentou a Universidade de Leeds, estudando música clássica, composição e performance. Foi na universidade que ele conheceu o baixista Michael League , com quem ajudaria a fundar o eclético jazz, fusão e jam-band coletivo Snarky Puppy . Como membro do grupo, Laurance estreou em 2006 com The Only Constant e gravou mais de 13 álbuns e dividiu as cinco vitórias do Grammy.
Por conta própria, Laurance trabalhou com vários artistas, incluindo o trio de trip-hop Morcheeba , o saxofonista Chris Potter e o guitarrista da África Ocidental Lionel Loueke , entre outros. Ele também lidera a dupla eletrônica Fix . Em 2014, lançou seu primeiro álbum solo, Flint , pela GroundUp Music. Ele voltou no ano seguinte com Swift .
Em 2016, Laurance lançou seu terceiro trabalho solo, Aftersun . Inspirado por seu interesse em astronomia e exploração espacial, o álbum contou com participações de outros membros do Snarky Puppy , Michael League e Robert "Sput" Searight , bem como do percussionista de Nova Orleans Weedie Braimah . O Cables , igualmente inspirado em ficção científica, chegou em 2019. Coproduzido e desenvolvido por Nic Hard , foi originalmente planejado como um álbum de piano solo, mas acabou se tornando uma gravação mais sonoramente expansiva com Laurance tocando todos os instrumentos sozinho.
Vários álbuns de shows se seguiram, incluindo Live at the Philharmonie, Cologne de 2019 , que o encontrou se apresentando com o saxofonista Bob Mintzer e a WDR Big Band da Alemanha . Um ano depois, apresentou seu trio com o baixista Jonathan Harvey e o baterista Marijus Aleksa no Live at Ronnie Scott's. O tecladista também forneceu a trilha sonora para o documentário de 2020 David Crosby: Remember My Name. Dois EPs, Cables Rewired e Zeal, apareceram em 2021. Um terceiro álbum ao vivo, Bill Laurance & The Untold Orchestra Live at EFG London Jazz Festival 2021, chegou em 2022 e novamente apresentou seu trio com a Untold Orchestra de Manchester e o saxofonista convidado Tim Guirlanda . Nesse mesmo ano, Laurance lançou Affinity , seu primeiro álbum de música de piano solo acústico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário