Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Um ano depois, Gary Brooker ainda continua vivo em suas canções


Luís Alberto Alves/Hourpress

Radiografia da notícia

* Fundador da banda Procol Harum, Brooke era habilidoso como cantor, compositor, pianista e guitarrista

* Brooker era amigo dos Beatles George Harrison, Ringo Star

* Ele não precisava de fazer nenhuma extravagância no palco para prender a atenção do público


Certa feita alguém disse que os artistas não morrem, porque cada vez que sua obra é vista ele estará ali presente, seja ator, cantor, pintor, escultor ou mesmo autor, seja de livros, filmes ou novelas. Aplico essa máxima popular a Gary Brooker, que morreu em fevereiro de 2022, mas continua vivo através de suas canções.

Fundador da banda Procol Harum, Brooke era habilidoso como cantor, compositor, pianista e guitarrista. Aos 17 anos criava o grupo The Paramounts ao lado do guitarrista Robin Trower. Mais tarde eles estariam juntos na Procol Harum, ao lado do compositor Keith Reid.

Com o hit "A whiter shade of pale", eles estouraram nas paradas de todo o mundo, virando ícone do Rock Progressivo inglês nas décadas de 1960 e 1970. Brooker era amigo dos Beatles George Harrison, Ringo Star.

Brooke não precisava de fazer nenhuma extravagância no palco para prender a atenção do público. Bastavam apenas a sua voz e o seu lindo estilo de tocar piano. A canção "A whiter shade of pale" foi regravada mais de mil vezes por diversos artistas, entre eles Annie Lennox e Billy Joel e vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Ele representa a época que ainda se dançava de rostinho coladinho nos bailes. O romantismo ainda predominava entre os casais. As letras das canções tinham conteúdo, mesmo quando se falava de amor. A poesia predominava nas músicas, bem diferente dos tempos de hoje. Infelizmente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário