Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Erma Franklin: A irmã talentosa de Aretha Franklin

Janis Joplin gravou uma de suas canções

Ela gravava esporadicamente, porém era talentosa


Luís Alberto Alves/Hourpress

As realizações musicais de Erma Franklin serão para sempre ofuscadas pelas de sua irmã mais nova, Aretha, especialmente porque ela gravou muito esporadicamente durante os anos 60. Como cantora, Franklin é mais conhecido por gravar a versão original de "Piece of My Heart", que, naturalmente, se tornou uma das músicas de Janis Joplin em um arranjo muito diferente.

 Franklin nasceu em 13 de março de 1938, em Shelby, MS, e mudou-se com sua família para Memphis, Buffalo (onde ela fez sua estreia como cantora na igreja de seu pai aos cinco anos de idade), e finalmente Detroit. Ela cantou com as irmãs Aretha e Carolyn em seu coro da igreja, e durante o Ensino Médio se apresentou com um grupo vocal chamado Cleo-Patrettes, que ganhou um concurso de talentos estaduais e gravou para a pequena gravadora de Detroit JVB.

As Cleo-Patrettes terminaram depois do Ensino Médio, e Franklin excursionou com o grupo gospel de seu pai por dois anos; posteriormente, ela teve chances de gravar para o Chess e se juntar à lista inicial da Motown, mas acabou seguindo os desejos de seu pai de que ela frequenta a faculdade antes de tentar uma carreira de cantora.

Problema

Franklin fez um teste para a Epic em 1961, e mudou-se para Nova York para gravar. Aretha estava na gravadora Columbia na época, e Erma tinha o mesmo problema que sua irmã, ou seja, que o R&B puro não era a área de especialização da gravadora, e eles simplesmente não sabiam como lidar com ela. O álbum de estreia de Franklin, Her Name Is Erma, apareceu em 1962, e contou com padrões de Jazz e Pop, bem como músicas de R&B; um dos vários singles comercialmente ignorados, "Abracadabra", foi escrito por Van McCoy, mais tarde da fama de "The Hustle". Frustrado com a escolha de direções da Epic para ela, Franklin esperou seu contrato enquanto passava 1961-1966 na estrada como vocalista em destaque no show da lenda do R&B de Nova Orleans Lloyd Price.

Quando a carreira de Aretha de repente decolou na Atlantic, Franklin assinou com o produtor/compositor Bert Berns' Shout Records em 1967. "Piece of My Heart", uma canção que Berns co-escreveu com Jerry Ragovoy, tornou-se o primeiro sucesso de R&B de Franklin no final daquele ano; Infelizmente, antes que Franklin pudesse começar a trabalhar em um LP adequado, Berns morreu de repente de um ataque cardíaco, jogando a empresa no caos.

Enquanto isso, Franklin apoiou sua irmã em muitas gravações do Atlântico, e fez uma turnê pelos EUA e Europa por trás de "Piece of My Heart". Ela assinou com brunswick em 1969 e marcou um pequeno sucesso de R&B com "Gotta Find Me a Lover (24 Horas por Dia)", também lançando seu segundo LP, Soul Sister.

Contrato

 Mas, mais uma vez, Franklin encontrou-se com uma etiqueta que não sabia o que fazer com ela; depois que Brunswick cancelou uma sessão proposta com Aretha na cadeira do produtor, Franklin esperou seu contrato e voltou para Detroit em 1972 para trabalhar em uma empresa de relações públicas. Ela se apresentou com Aretha nos anos 80 e 90, e eventualmente teve um emprego de alto nível na caridade infantil de Boysville. A gravação original de Franklin de "Piece of My Heart" teve um revival no início dos anos 90 na Europa, onde foi destaque em um comercial de jeans. Franklin faleceu em 7 de setembro de 2002, após uma batalha contra o câncer.

Piece of My Heart


Baby I Love You

Nenhum comentário:

Postar um comentário