Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Nanci Griffith: a beleza da Country Music

 


Ela começou a tocar em clubes em Torno de Austin aos 14 anos 

Luís Alberto Alves/Hourpress

Cruzando a linha tênue entre a música popular e country, Nanci Griffith tornou-se tão conhecida por sua brilhante e confessional composição como sua bela voz. Um autointitulado cantor "folkabilly", Griffith começou como professor de jardim de infância e ocasionalmente cantor de pessoas. A cena country levou-a a sério em meados dos anos 80, dando-lhe uma reputação como uma compositora de qualidade através de hits de canções de Griffithpor Kathy Mattea e Suzy Bogguss. No entanto, griffith gravou vários álbuns voltados para o pop e depois voltou às suas raízes folclóricas em meados dos anos 90.


Griffith
 era filha de pais musicais, e ela passou sua infância envolvida com teatro e literatura, bem como música. Ela começou a tocar em clubes em Torno de Austin aos 14 anos e continuou a se apresentar durante seus anos de faculdade na Universidade do Texas, bem como durante sua estadia como professora de jardim de infância em meados dos anos 70. Griffith finalmente decidiu fazer da música sua ambição em tempo integral em 1977. Sua composição ganhou um prêmio no Kerrville Folk Festival, levando a gravadora local BF Deal a gravar Griffith para uma compilação; eles também lançou seu álbum de estreia, There's a Light Beyond These Woods (1978). Aagitada agenda de turnês de Griffith a levou por toda a América do Norte, onde ela tocava em festivais e programas de TV, além dos pequenos clubes que haviam lançado sua carreira. Enquanto isso, gravou álbuns em 1982 (Poet in My Window) e 1985 ( Once in a Very BlueMoon).


Em 1986, Griffith finalmente teve sua grande chance depois de se mudar para Nashville, e uma onda de atividade se seguiu. A canção título de Once in a Very Blue Moon se saiu modestamente nas paradas country, Last of the True Believers foi lançada na gravadora Philo (que mais tarde reeditou seus três primeiros álbuns também) para aclamação notável, e - o mais importante - capa de Matteade "Love at the Five & Dime" alcançou o número três nas paradas country. Embora Last of the True Believers tenha sido indicado ao Grammy Award como Melhor Gravação Folclórica Contemporânea, a rádio country comercial ainda achava difícil aceitar Griffith.


Griffith
 assinou com a MCA e lançou sua estreia na gravadora, Lone Star State of Mind,em 1987. Com isso, ela popularizou a canção "From a Distance" de Julie Gold - mais tarde coberta por Bette Midler - e marcou seu primeiro hit country Top 40 com a faixa título do álbum. Dois singles adicionais, "Trouble in the Fields" e "Cold Hearts/Closed Minds", também 700m. Little Love Affairs e o álbum ao vivo One Fair Summer Evening (ambos lançados em 1988) foram pequenas decepções, embora "I Knew Love" tenha se tornado o segundo hit country de Griffith.


Decepcionada com a falta de apoio da cena da música country, Griffith mudou-se de Nashville para a divisão "pop" da MCA em Los Angeles, onde fez parceria com o notável produtor de rock Glyn Johns para "Storms"de 1989. O álbum incluiu as estrelas convidadas Phil EverlyAlbert Leee o ex-Eagle Bernie Leadon. Além disso, tornou-se seu trabalho mais vendido até hoje, embora não apresentasse singles de sucesso. Uma mudança do rock para o pop caracterizou o Late Night Grande Hotelde 1991, cujo som de transição foi auxiliado pelos produtores Rod Argent e Peter Van Hook. A essa altura, ficou claro que a mudança de Griffithpara longe de Nashville também estava comprometendo suas raízes populares e country.


Uma mudança para Elektra em 1992 marcou um retorno à forma para Griffith, cujo LP Other Voices de 1993, Other Rooms foi um tributo às suas influências (várias das quais - incluindo Emmylou HarrisChet Atkins, e John Prine - fizeram aparições). Uma compilação de seu melhor trabalho dos anos da MCA também apareceu em 1993. No ano seguinte, o décimo álbum de estúdio de Griffith, Flyer,continuou sua dedicação ao folk. Em março de 1997, Griffith lançou Blue Roses from the Moons; Other Voices, Too (A Trip Back to Bountiful) seguido um ano depois, seguido em 1999 pela Dust Bowl Symphony.


Griffith
 viajou pelo mundo nos anos seguintes, voando para o Camboja e Vietnã em 2000, a fim de refazer os passos de seu ex-marido, o veterano da Guerra do Vietnã Eric Taylor, e visitou Angola e Kosovo no ano seguinte. Depois de quatro anos de viagens e trabalho ativista para organizações como a Fundação Veteranos do Vietnã da América, Griffith lançou um novo full-length, Clock Without Hands. Um álbum ao vivo, Winter Marquee, seguido em 2002, juntamente com uma peça retrospectiva de dois discos, The Complete MCA Studio Recordings. O ano seguinte foi um marco para Griffith,já que ela se apresentou no Grand Ole Opry pela primeira vez em 2003. Com pensamentos de guerra pesando em sua mente, no entanto, ela voltou ao estúdio de gravação pouco depois para criar Hearts in Mind, que foi lançado no ano seguinte. Ruby's Torch, uma coleção de canções sentimentais de tochas escritas por pessoas como Tom Waits,chegou em 2006. Enquanto apenas duas das próprias canções de Griffithapareceram no álbum, ela escreveu a maior parte do material para seu esforço de acompanhamento, The Loving  2009. Griffith cortou o Cruzamento de 2012 em seu estúdio em Nashville. Após vários anos fora dos holofotes, Nanci Griffith morreu em 13 de agosto de 2021 aos 68 anos.

Love at the Five and Dime


Across the Great Divide

Speed Of The Sound Of Loneliness




Nenhum comentário:

Postar um comentário