Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Gwen Guthrie, a voz do hit "Ain't Nothin 'Goin' But the Rent"


Ela começou a cantar no Ensino Médio com um quarteto feminino chamado Ebonettes


Luís Alberto Alves/Hourpress

Gwen Guthrie é mais conhecida por seu single número um de R&B "Ain't Nothin 'Goin' But the Rent", um segurança popular auto-escrito. Compositora prolífica e boa pianista, ela também escreveu "Supernatural Thing" para Ben E. King e "This Time I Be Sweeter" para Martha Reeves, que mais tarde foi popularizada por Angela Bofill e Issac Hayes. Ao todo, Guthrie registrou aproximadamente 50 composições, e muitos pensaram que Guthrie e o parceiro de composição Patrick Grant tinham potencial para se tornar outro Ashford & Simpson.

Nascido em Newark, Nova Jersey, em 1950, Guthrie começou a cantar no Ensino Médio com um quarteto feminino chamado Ebonettes. (Outro de seus membros, Brenda White King, perseguiu músicas como Guthrie e se tornou um cantor de sessões sob demanda.) Guthrie cantou a liderança de um grupo (East Coast) formado por Larry Blackmon (mais tarde do Cameo) em Nova York, mas conseguiu sua grande oportunidade quando lhe pediram para fazer uma sessão de fundo para Aretha Franklin, o hit número um do R&B "I'm in Love", de 1974.

 Seis meses depois, Guthrie assinou como roteirista da Bert de Coteaux Productions e co-escreveu "Love Don't Go Through No Changes", o primeiro sucesso de Sister Sledge e muitos outros de Grant. A colaboração não durou muito, no entanto.

Guthrie continuou a escrever com vários parceiros e forneceu os vocais de apoio para muitas sessões de gravação. Trabalhando com Peter Tosh no final dos anos 70, Guthrie fez amizade com as estrelas do reggae Sly Dunbar e Robbie Shakespeare, que a convidaram para Nassau para gravar os vocais de um álbum que estavam produzindo. Ao ouvir sua voz única no estúdio, o fundador da Island Records, Chris Blackwell, fechou um contrato, e o projeto Dunbar / Shakespeare, auxiliado por David Conley, do Surface, se tornou seu primeiro lançamento solo, um LP auto-intitulado.

Ela conseguiu um sucesso na pista de dança com o álbum "Deveria ter sido você". Seu segundo LP, Portrait, lançado em 1983, seguiu uma fórmula semelhante. O álbum número três, Good to Go Lover, foi lançado em 1986 e gerou seu topo das paradas "Não está mais além do aluguel", além da balada incendiada "You Touched My Life". Em Lifeline (1988), Guthrie estava mais envolvido na escrita e produção.

 Hot Times foi o lançamento final do LP de Guthrie, chegando às ruas em 1990. Como o LP anterior, ela escreveu quase tudo, exceto um remake emocionante de "Never Knew Love Like This Before", de Stephanie Mills. GuthrieGuthrie morreu em 3 de fevereiro de 1999, de câncer uterino em Orange, Nova Jersey.

"Ain't Nothin 'Goin' But the Rent"


"Close toYou"





Nenhum comentário:

Postar um comentário