Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

terça-feira, 12 de setembro de 2017

The Dukays: Outro grupo de Soul Music de Chicago




Luís Alberto Alves/Hourpress

O futuro brilhante dos Dukays diminuiu apenas quando os shenanigans da marca registrada os fizeram; seu sucesso de 1961 "The Duke of Earl" foi creditado unicamente ao seu vocalista, Eugene Dixon (também conhecido por Gene Chandler), que deixou o grupo depois que ele foi re-lançado em outro rótulo. Um dos grupos mais populares no lado sul de Chicago (o bairro de Englewood), os Dukays consistiam em Dixon, Shirley Jones (tenor / soprano), James Lowe (segundo tenor), Earl Edwards (bimotão) e Ben Broyles, o baixo inesquecível em "Duke of Earl".

O compositor Bernice Williams fez amizade com as sensações de Englewood e tornou-se seu principal compositor quando logo assinaram com Nat Records. O primeiro single do grupo, "The Girl Is a Devil", vendido localmente e fez um pequeno negócio fora de Chicago em 1961.

Eles eram showstoppers ao vivo: tudo sobre eles era emocionante, especialmente Shirley Jones (primo de Dixon), que pisou e soprou notas bem junto com os companheiros, quase uma edição Funky dos Platters. Em dezembro de 1961, Nat lançou seu terceiro single, "The Duke of Earl" b / w "Kissin 'in the Kitchen", e todo o inferno se soltou.

No mês seguinte, um acordo foi consumado com Vee Jay Records, que re-lançou "Duke of Earl" e creditou-o a Gene Chandler (ele adotou o sobrenome do ator Jeff Chandler e as pessoas sempre reduziram seu primeiro nome de qualquer maneira). O Dukays sentiu-se desprezado, maltratado e maltratado. Vee Jay não re-gravou a música, mas simplesmente bateu o rótulo em novas pressões no acetato Nat.

Como apaziguamento, Vee Jay assinou o grupo em um acordo separado e reeditou seu segundo single "Nite Owl". Charles Davis (também conhecido como Nolan Chance) substituiu Chandler e Margaret "Cookie" Stone assumiu o comando de Shirley Jones, que desistiu. Vee Jay emitiu três singles pelo Dukays, dois em 1962 e um em 1963, mas nenhum deles clicou. Eles apareceram sem créditos em alguns dos solos de Chandler, antes de mudar para Constellation Records, o rótulo que o tornou um ícone de R & B.


Quase dois anos se passaram antes que os Dukays surgissem em novembro de 1964 no rótulo Jerry-O com "The Jerk". O novo grupo apresentou Claude McRae (líder), Richard Dixon, Earl Edwards e James Lowe. Em 1965, Jerry-O, de propriedade de Jerry J. Murray, emitiu o último Dukays single, "Mellow-Fezneckey" b / w "Sho-Nuf M.F." (um título escandaloso para os tempos); nem fizeram muito negócios e eles se dissolveram. Nolan Chance gravou solo para Constellation e outros rótulos, enquanto Chandler esculpiu uma carreira solo estelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário