Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Sugar Minott: A fera do Dencehall



Luís Alberto Alves

Poucos artistas tiveram o impacto na cena dancehall da Jamaica como Sugar Minott. Seus lançamentos forneceram os planos para o surgimento do estilo dancehall contemporâneo, ele também foi igualmente influente como produtor e seu sistema de som extraordinariamente popular ajudou a lançar vários novos DJs no centro das atenções.

Lincoln Barrington Minott nasceu em Kingston, na Jamaica, em 25 de maio de 1956. Começou sua carreira nos sistemas de som enquanto ainda era criança, trabalhando como seletor para o equipamento Sound of Silence Keystone, antes de lançar seu próprio sistema de som Gathering of Youth, assim como ele bateu em seus adolescentes.

Lá, também, ele continuou apenas como o seletor. No entanto, em 1969, Minott decidiu tomar o próprio mike, não como DJ, mas como cantor, um terço do trio das raízes dos Irmãos Africanos, ao lado de Tony Tuff e Derrick Howard. O grupo inicialmente fez o seu caminho ao redor do circuito do show de talentos amadores, mas acabou ligando-se ao rótulo Micron.

Irmãos africanos lançaram vários singles nos próximos anos, incluindo "Night Party", "Gimme Gimme African Love" e "A Di System" cortado com o produtor Jah Bunny. O trio também começou a autoproduzir (sua primeira tentativa foi "Torturar") e, em seguida, lançou seu próprio rótulo italiano.

 Por essa altura, a influência dos Abyssins do trio estava se tornando proeminente, como pode ser ouvido no "Righteous Kingdom", "Youths of Today" e "Lead Us Father".

O cientista supervisionou a Internacional de 1996, um conjunto igualmente forte, enquanto o assassinato musical do próximo ano e o Easy Squeeze de 1999 descobriram que o cantor ainda era uma força a ser contada. Em muitos aspectos, ele estava fazendo seu melhor trabalho no palco, como comprovado por suas performances no Reggae Sunsplash em 1992, 1995 e 1996.

 No estúdio, ele estava gravando seu melhor material em solteiros em colaborações com outros artistas: 1992 "Wah Them a Do", com o ex-protegido Junior Reid, foi um trabalho crucial; Igualmente bom foi "Chow", um single de 1994 que emparelhou o cantor com o DJ Shaggy, de voz rara, enquanto outro lançamento notável, "Wise Up", o fez parceria com Mutabaruka.

Na década de 2000, o Minott permaneceu um popular artista ao vivo, com o trabalho de estúdio limitado em grande parte a aparições convidadas, embora ele lançasse o álbum ocasional como líder, incluindo o New Day de 2008, com aparições de Toots Hibbert, Sly Dunbar, Dwight Pickney e Andrew Tosh. Sugar Minott foi diagnosticado com problemas cardíacos em 2009 e morreu em 10 de julho de 2010, após sua admissão em um hospital de Kingston depois que  se queixou de sentir-se mal. Ele tinha 54 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário