Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Augustus Pablo: O som melódico da Jamaica



Luís Alberto Alves

Como qualquer pessoa de negócios lhe dirá, o caminho para o sucesso é através da descoberta de um nicho ou de um mercado anteriormente inexplorado. Ainda assim, poucas pessoas de negócios e ainda menos músicos acreditavam que havia um mercado para o som da melódica.

Em seguida, eles teriam rir, um kazoo? No entanto, Augustus Pablo pegaria o brinquedo desta criança e lançaria uma revolução na música jamaicana. Não só a melódica de Pablo era única, seria varrer a cena da ilha inteira e tornar-se parte integrante da música da época.

Mas Pablo não era um pônei de um só truque, ele também era um tecladista virtuoso e seu estilo permeava a ilha em uma miríade de seus próprios lançamentos e como um homem de sessão para os outros. Era igualmente talentoso do outro lado da mesa de gravação e seu trabalho de produção estava tão inspirado quanto o seu estilo.

Trouxe “Blowing With the Wind”, que encontrou o artista mudando de direção novamente com a adição de batidas de bateria nyahbingi e trompete de Johnny Moore. À medida que a década se aprofundava, Pablo permaneceu firme na cena ao produzir uma série de sucessos, incluindo clássicos como "Night and Day" de Dawn Penn e o sublime álbum "Jah Made Them All" de Yami Bolo.

 Ele também continuou a lançar sua própria música, estrela convidada nos registros de outros e supervisionar seu catálogo de trás, que permaneceu na demanda. O que é realmente milagroso foi que Pablo conseguiu manter esse ritmo por tanto tempo. Sua saúde sempre foi muito delicada devido a uma desordem nervosa que ele sofreu durante a maior parte de sua vida.


Em 18 de maio de 1999, seu corpo finalmente desistiu; tinha apenas 40 anos. No entanto, embora o artista tenha desaparecido, seu legado não corre o risco de sumir. As compilações de seu próprio trabalho e de suas produções aparecem com uma regularidade surpreendente, e é difícil encontrar um álbum do final dos anos 70 que ele não fez estrelas convidadas. 

Sua importância para a cena musical da Jamaica pode ser vista pelas inúmeras estrelas que apareceram em um concerto de homenagem realizado um ano após sua morte, que incluiu alguns dos maiores DJs, cantores e músicos da ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário