Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Z.Z. Hill: Grande defensor do Blues de raiz



Na defesa do Blues de raiz

Luís Alberto Alves

O texano Z.Z. Hill ressuscitou a própria carreira e o Blues quando entrou na Malaco Records em 1980, e lançou hits que explodiram nas rádios de Black Music dos Estados Unidos. O álbum Down Home Blues (1982) ficou na parada da Billboard por quase dois anos. As canções “Down Home Blues” e “Somebody Else Is Steppin ´In” colou na cabeça de milhares de fãs do Blues de raiz.

 Arzel Hill, seu nome de batismo, começou cantando Gospel Music num quinteto chamado The Spiritual Five. Passou a participar de concertos ao redor de Dallas, moldando a carreira no estilo de B.B.King. A história ganhou força quando o irmão mais velho, Matt Hill, produtor musical, o chamou para ir à Califórnia.

 O single de estréia, "You Were Wrong", gravado num estúdio de garagem de Los Angeles apareceu nas paradas de Pop Music durante uma semana em 1964. Depois vieram os hits: “But "I Need Someone (To Love Me)," e "Happiness Is All I Need" e uma série de canções produzidas e arranjadas por Maxwell Davis.

 Na Atlantic Records, ao lado do irmão Matt, continuou por cima. Numa conexão com a United Artists Records, soltou três discos e seis singles de R&B durante alguns anos. Mudou para a Columbia Records, onde bombou nas paradas com a canção, em 1977, "Love Is So Good When You're Stealing It", o mais vendido de todos seus discos.

 Infelizmente a pegada vocal dele não era a mesma da época que estava Malaco Records. De 1980 a 1984, liderou campanha pessoal de volta ao Blues de raiz, que teve bons resultados. Não pode colher os frutos, pois um ataque cardíaco o matou em 1984.


Nenhum comentário:

Postar um comentário