Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Ramsey Lewis: A pérola negra do Jazz





Lewis é um do grandes nomes do Jazz nos Estados Unidos

Luís Alberto Alves

 O pianista e compositor Ramsey Lewis é figura importante no Jazz contemporâneo desde o final da década de 1950. Sua marca registrada de reproduzir a música com roupa calorosa, permitindo circular entre o Pop e R&B. Nascido em Chicago em 1935, tomou gosto pela nobre arte ao participar do coro de igreja, ao lado do pai. Começou a apreciar Duke Ellington e Art Tatum.

 Passou a estudar piano aos quatro anos. Com 15 anos entrou no grupo The Cleffs, tocando em festas e bailes. Passou a se interessar pelo som Bebop. Após a saída de vários membros da banda, criou o trio Ramsey Lewis, contando com o baixista Eldee Young e o percussionista Redd Holt.

 O trio virou atração jazzística de Chicago e logo ganharam contrato na Chess Records, lançando o álbum Ramsey Lewis & His Gentlemen of Jazz, em 1956. Durante o passar dos anos gravaram vários disco. A sorte estourou de vez, em 1965, num remake de Dobie Gray, “The In Crowd”, rendendo o primeiro Disco de Ouro e Grammy de Melhor Performance de Jazz.

 No ano de 1966 voltou às paradas Pop com as versões de “Hang on Sloopy” e “Wade in the Water”. Nessa época Young e Holt saíram do trio para formar a banda de sucesso, Young-Holt Unlimited, trazendo Cleveland Eaton no baixo e Maurice White na bateria.

 Na década de 1970 White já tinha seu próprio grupo, Earth, Wind & Fire, cedendo a vaga para Morris Jennings. Lewis continuou gravando na Chess até 1972, depois pulou nos braços da Columbia Records, deixando sua música mais contemporânea.

                                                                    Jazz Fusion

 Curioso nesta história é que Maurice White produziu em 1974 o disco Sun Goddess, experimentando teclados eletrônicos pela primeira vez e vários músicos da Earth, Wind & Fire participando das gravações, resultando num grande sucesso nas paradas de Jazz Fusion.

 Durante os anos de 1970, ele gravaria nesta praia de R&B, mesclando ritmos latinos. Em 1983 entrou no estúdio com Eldee Young e Redd Holt para lançar o disco Reunion. No ano seguinte deu a mão para Nancy Wilson no álbum The Two of Us. Em 1988 teve apoio da Orquestra Philharmonia de Londres para o disco A Classic Encounter. O ano de 1989 trouxe Lewis e Dr. Billy Taylor num dueto de piano.

 Em 1992 entrou na GRP Records, lançando três anos após o álbum Urban Knights, trazendo as estrelas Grover Washington Jr., Earl Klugh e Dave Koz. Em 1997 virou DJ numa rádio popular de Chicago.

 Depois olhou para trás em 2005 visualizando suas raízes na Gospel Music, soltando o CD With One Voice, valendo o Prêmio de Música Stellar Gospel de Melhor Álbum Instrumental Gospel. Dois após foi contratado para escrever ballet jazz para a Joffrey Ballet Company, com o grupo estreando num festival de música de Illinois.


 Escreveu várias peças para orquestra de cordas, destacando o CD Songs from The Heart: Ramsey Plays Ramsey, no primeiro lançamento pela Concord Records. Além do trabalho como cantor, compositor, educador e DJ, ganhou em 2007 o prêmio de Mestre do Jazz Award. Teve a honra de transportar a tocha olímpica, que atravessou Chicago, durante os Jogos de Inverno de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário