Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Randy Newman: Grande intérprete e gênio de trilhas sonoras


Newman ganhou muito dinheiro com trilha sonora de filmes


Luís Alberto Alves
 Até hoje alguns fãs discutem que tipo de música fazia Newman: a Folk Music de Bob Dylan ou a R&B de New Orleans. Na verdade ele alternava entre o Pop e o R&B, todos carregados de senso de humor.

 Nas suas letras, os personagens eram desajustados, párias, charlatões e vigaristas. Acabou conhecido pela sátira mordaz, principalmente no hit “Short People” e a paródia “´80s Yuppies” e “I Love L.A”. Recebeu varias críticas positivas e ganhou muito dinheiro compondo trilhas sonoras. Não vendeu muito disco, mas influenciou diversas gerações de compositores, como Lyle Lovett e Mark Knopfler.

 Como ocorre sempre na vida dos talentosos, Newman nasceu numa família musical, inclusive teve tios compositores de cinema. Aos 17 anos já fazia suas letras, trabalhando numa editora na Califórnia. Entrou na faculdade, mas mudou de idéia ao assinar contrato na Reprise Records.

 Em 1968 chamou atenção da crítica ao lançar o primeiro disco. Ganhou moral ao escrever canções para Judy Collins, Dusty Springfield e Peggy Lee. O Three Dog Night gravou sua “Mama Told Me Not To Come” em 1970. Nilsson lançou um album só de canções de Newman.

 Nesse mesmo ano soltou o disco SongsNewman, trazendo 12 hits. Elogiado pela crítica, mas ruim de vendas. Repetiu a dose em 1971, com Sail Away. O ano de 1977 marcou com o hit “Short People”, sátira de intolerância ao preconceito tomado de Little Criminals.

 Em 1979 lançou Born Again. Dali para frente embarcou de vez na carreira de compositor de trilha sonora para cinema, acabando indicado ao Oscar. Aproveitou e gravou Trouble in Paradise, depois soltou I Love L.A. Onze anos depois apresentou outro disco.

 A maioria dos álbuns de Newman não vendeu muito. Na década de 1990 passou a maior parte do tempo fazendo trilha sonora de filmes. Em 1996 acabou indicado ao Oscar, pelo hit “You've Got a Friend”, destaque num filme de animação da Disney ToY Story. Em 1998, sua carreira foi celebrada com o lançamento de quatro discos: 30 Years of Randy Newman.


 Após muitos anos na Reprise Records, mudou para a DreamWorks, lançando o CD Bad Love, o primeiro álbum desde 1988, quando soltou Land of Dreams. Deixou a carreira em segundo plano, outra vez, ao voltar a compor trilhas sonoras. Em 2009 e 2010 centrou fogo neste seguimento nos filmes The Princess and The Frog e Toy Story. Ganhou o Oscar e o Grammy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário