Postagem em destaque

#BMW - Morre #QuincyJones, o gênio da produção de grandes discos

Luís Alberto Alves/Hourpress

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Mtume: Banda de sucesso de Funk e Soul da década de 1980




O fundador da banda trabalhou vários anos com Miles Davis

Luís Alberto Alves

 O grupo Mtume, de Funk e Soul, teve a fase áurea no começo da década de 1980, com vários hits nas paradas de R&B dos Estados Unidos. O fundador da banda, o percussionista James Mtume, trabalhou muitos anos ao lado de Miles Davis, início de 1970. Fazia parte do conjunto Reggie Lucas e Tawatha Agee.

 Ganharam respeito da crítica ao estourar nas paradas com o hit “Juicy Fruit, que acabou regravado por vários artistas de Hip-Hop, inclusive por Notorius BIG em 1994.

  No começo da carreira do grupo, eles gravaram três álbuns independentes pela Third Street Records: Kawaida (1973), Alkebu/Lan (1975) e Rebirth Cycle (1977). Porém não conseguiram fazer sucesso na praia do Pop e do R&B. Assinaram com a Epic Records em 1978, soltando o disco Kiss This World Goodbye (1978), e In Search of the Rainbow Seekers (1980), que renderam um pouquinho de dinheiro no bolso.

 Só em 1982 que o hit “Juicy Fruit” tirou a banda da miséria, rendendo Disco de Ouro a eles. Foi a música mais conhecida do grupo. Em 1984 lançaram o álbum You, Me e ele decolou nas paradas. Dois anos as paradas de R&B receberam a canção “Breathless”, do álbum Theater of the Mind, o último gravado pela banda. Até o final de 1980 Mtume continuou na Epic Records. Em 1987 Tawatha Agee seguiu carreira solo.


 Com o final do conjunto, Mtume passou a produzir e compor para vários artistas. Ao lado do colega de banda, Reggie Lucas, escreveu o hit “Never Knew Love Like This Before”, ganhando um Grammy de Melhor Canção R&B. É deles também o famoso single imortalizado na voz de Robert Flack, “The Closer I Get to You”, de 1978. Lucas produziu a maior parte do primeiro álbum de Madonna, incluindo as músicas “Bordeline” e “Lucky Star”, também fez o mesmo com Roy Ayers e Bar­Kays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário