Postagem em destaque

En Vogue e a bela "Don't Let Go (Love)"

Radiografia da Noticia *  O grupo indicado ao Grammy sempre teve mais em comum com os nativos de Oakland,  as Pointer Sisters   *  Desde ent...

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Starpoint: pepita de ouro de Maryland

Com vários músicos e vocalistas talentosos, a banda  gravou belas músicas na década de 1980

  A banda Starpoint, de R&B, começou a gravar na década de 1980. Eram um sexteto de Maryland. Emplacaram várias canções nas paradas de singles deste estilo. O hit “Object of My Desire”, pela Elektra Records, ficou entre as 25 mais na Billboard Hot 100. De início usaram o nome de Licyndiana, na época da criação, fruto dos filhos de dois médicos. Os pais de Kayode Adeyemo vieram da Nigéria e Barbados, com o jovem crescendo em Crownsville, Maryland. O doutor George Philips trabalhava no hospital da cidade, ali Ademeyo acabou apresentado aos seus quatro filhos: Ernesto, Orlando, Greg e George Jr.

 Pouco tempo depois ele passou a tocar com o quarteto, cada um deles era multi-instrumentista. De início Ademeyo ficou com o baixo. Após a banda ganhar peso, veio Diggs Renée como vocalista. A soma dos talentos contribuiu para cada um se especializar em instrumentos específicos. Ernesto Philips abraça a guitarra, o irmão Orlando no baixo, guitarra, teclados e saxofone, Greg na bateria e George nos teclados. Diggs e Adeyemo viraram vocalistas. Até o final da década de 1970 conseguiram assinar contrato com Chocolate City Records. Nessa época mudaram o nome da banda para Starpoint.

  O disco de estreia trazendo o nome do grupo chegou em 1980. Um dos singles, “I Just Wanna Dance With You” foi o primeiro hit Top 20 na parada R&B dos Estados Unidos. A partir dai gravaram um álbum por ano, sempre emplacando sucessos. Após a Chocolate City Records saiu do mercado, passando o controle para a Casablanca Records, lançaram mais um disco naquele selo, até assinarem com a Elektra Records. Para esquentar mais o clima, Diggs e Ernesto passaram a namorar.

 Só em 1985 que deixaram a marca registrada no mundo dos superstars do R&B com o hit “Object of My Desire”, autoria de Deyemo e Ernesto Phillips, com o produtor Keith Diamond lapidando a canção. Ela foi o primeiro de vários Top Ten R&B da Starpoint. Isto se repetiu com as músicas “O Que Você Tem Sentido Falta”, seguido de “Object” no Top dez de R&B. A faixa “Restless” também foi lançada como single e estourou tanto no segmento Pop quanto no de R&B.

  Para colher os louros da vitória, embarcaram numa longa turnê, com Diggs ganhando respeito por suas habilidades vocais, além de Greg que mereceu vários elogios pela ótima percussão no grupo. Infelizmente, no auge do sucesso, Diggs foi diagnosticada com esclerose múltipla. Era um duro desafio para a banda, pois ela não aceitou suspender os shows. Permaneceu sem sacrificar a presença de palco, de forma exuberante.

  Em 1987 gravaram o álbum Sensational, com o single “He Wants My Body” virando terceiro hit Top Ten na parada R&B. Antes de chegar ao fim em 1990, eles lançaram mais dois discos. Depois da dissolução, Diggs gravou o trabalho solo Oasis, que saiu primeiro na Europa. Várias faixas foram compostas por ela e Ernesto, namorado de longa data. Continuou no mercado artístico, além de criar a Fundação Diggs Renée para a Esclerose Múltipla, chamando a atenção para essa doença. Os demais membros da banda passaram a trabalhar com outros artistas de R&B.

 O curioso é que Ernesto Phillips morreu em 25 de março de 204, vítima de AVC. Em sua memória foi criada a Bolsa para Jovens Talentos, tributo pelos esforços em ajudar crianças mais jovens visando realizar suas ambições para entrar na carreira musical. Uma semana antes do aniversário de um ano da morte de seu antigo companheiro, Diggs Renée morreu, em 18 de março de 2005, aos 50 anos, por causa de problemas cardíacos. E finalmente o seu álbum Oasis acabou lançado nos Estados Unidos, Postumamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário